SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

10/05/2024 11:37:21

Campanha de Combate ao Abuso de Crianças é lançada em Lucas do Rio Verde

Durante todo mês a campanha contará com programação especial
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
03/05/2018 16:07

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

Nesta quinta-feira (03), com a presença de conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foi realizada a abertura da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em todo país, órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades durante o mês de maio para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e toda sua campanha vêm manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Em Lucas do Rio Verde, a campanha está sendo liderada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, CMDCA, Conselho Tutelar, entidades e empresas parceiras.

De acordo com a supervisora do Creas, Nathyeli Cella, a campanha vem com a proposta de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. “O objetivo é mobilizar as famílias para terem um olhar de cuidado com as crianças. Durante todo o mês preparamos ações especiais para fortalecer a campanha, além de colocar uma flor amarela em pontos estratégicos da cidade”.

A supervisora também pontuou que em 2017 foram registrados 36 casos e neste ano foram registrados 14 casos que estão sendo acompanhados pelo Creas e toda a rede de proteção da criança e adolescente. “Destes casos, a maioria dos abusos aconteceu por alguém próximo da família. Por isso, as famílias precisam ficar atentas ao comportamento desta criança e adolescente e em caso de abuso, fazer a denúncia”.

Conforme a primeira-dama, Rafaela Frizzo, durante todo o ano é feito o acompanhamento dos casos, mas neste mês é feita uma força tarefa para conscientização sobre a importância de denunciar. “É importante que as famílias fiquem atentas às crianças e adolescentes e façam a denúncia. Só assim, as crianças receberão o atendimento necessário, por isso a campanha é de extrema importância, para conscientizar para que as crianças não tenham seu direito violado”.

A presidente do CMDCA, Lucileide Gurka, informou que as denúncias podem ser feitas pelo Disque 100. “A denúncia pode ser anônima, o importante é denunciar para que o Creas faça a abordagem necessária e a criança receba o atendimento adequado. O CMDCA em conjunto com o Conselho Tutelar, analisa os casos registrados de abuso e ajuda neste trabalho”.

Dentro da programação, nos próximos dias, as escolas Eça de Queirós, Balão Mágico, Caminho para o Futuro, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes e Anjo Gabriel receberão palestras com as psicólogas Nathyeli Cella, Thais Florindo Barbosa, Virgínia G. Pereira Camilo, Mayara Techio e Pollyana Mendonça. E também contação de histórias com Francisca e Rosangela.

As palestras também estão programadas para serem realizadas com as entidades inscritas no CMDCA que atendem crianças e adolescentes.

No dia D, 18 de maio, será promovida panfletagem e orientações técnicas nas principais rotatórias do município.

E no dia 20 de maio, na Praça do Bairro Rio Verde, será realizado um Domingo no Paço especial, em parceria com a Secretaria de Cultura, para repassar informações sobre o assunto com tendas informativas, além das tradicionais apresentações culturais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Fotos:

09/05/2024 14:56

Projeto Habitacional Sonho Meu divulga nova data para lista de selecionados

Edital também altera data do início das assinaturas da etapa dos 180 lotes

08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social

07/05/2024 11:16

Famílias luverdenses recebem produtos alimentícios do “Programa de Aquisição de Alimentos”

Contemplados são assistidos pelo Cras e vivem em extrema vulnerabilidade; foram distribuídos quase 3 mil quilos

07/05/2024 07:59