SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 05:57:10

Educadores recebem orientações em palestra sobre exploração sexual infantojuvenil

Assistência Social promoveu encontro em ação de Campanha Maio Laranja
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
19/05/2022 16:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Para abordar o tema Maio Laranja, mês alusivo à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde promoveu uma palestra para os educadores da rede municipal. A equipe do Creas, com apoio da Polícia Judiciária Civil, por meio do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, orientou os docentes na abordagem do tema em sala de aula e como proceder na identificação de supostos casos de abusos denunciados por alunos.

O coordenador do Creas, Williton Martinelli, explica que, apesar de todos os anos o tema da Campanha Maio Laranja ser o mesmo, as abordagens mudam com o objetivo de formar uma maior rede de apoio. “Trazer os professores para o tema é importante, já que eles lidam diretamente com o público a quem se refere a campanha. É muito importante a percepção do educador perante algumas atitudes do aluno, depoimentos. E fazer isso com toda segurança, tanto da criança, quanto profissional, é fundamental para a proteção dessa criança em todo esse processo”, explica o coordenador.

Além da palestra, a equipe da Secretaria de Assistência Social dará todos os subsídios para que a escola possa fazer uma denúncia segura. A secretária adjunta, Débora Carneiro, explica que as denúncias de abusos infantojuvenis são feitas através do Disque 100 e também de outros serviços da Secretaria. “O Disque 100 é um canal nacional, mas a denúncia chega para o município de origem. As denúncias podem ser feitas também pelo Cras, Creas ou mesmo Conselho Tutelar. Lembrando que qualquer pessoa pode denunciar”, frisa Débora.

Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a iniciativa é muito importante, já que a escola é um setor de bastante acolhimento e atenção. “Todos nós, profissionais da educação, devemos estar atentos aos pequenos sinais que as crianças nos dão, de forma a abranger a aba sistêmica. Juntar as forças das secretarias de Assistência Social e de Educação, faz que o professor se sinta mais seguro nas suas tomadas de decisões e que a criança se sinta à vontade em chegar no professor, relatar a situação que passe dentro de casa”, avalia.

A Comarca de Lucas do Rio Verde possui atualmente 51 processos de estupro de vulnerável envolvendo vítimas infantojuvenis. O juiz da Segunda Vara Criminal do município, Evandro Juarez Rodrigues, enalteceu o evento promovido para auxiliar das políticas preventivas. “Vejo com bons olhos o engajamento de um serviço essencial na nossa comunidade que o Creas faz, de acompanhar as vítimas de violência sexual e violência doméstica e demais crimes da Segunda Vara Criminal. O crescente número de violência sexual contra menores e de violência doméstica revelam que estamos com uma sociedade que precisa de cuidados maiores para melhoria do atendimento das vítimas e também para retenção desse crescente número de violência que ocorre dentro dos lares, ambiente que deveria ser o mais seguro”, conclui o magistrado.

Denuncie

O disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

O Centro de Referência de Assistência Social (Creas) é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Lucas do Rio Verde, o serviço está localizado na Av. Bahia - Jardim das Palmeiras, Lucas do Rio Verde – MT. Telefone: (65) 3548-2565.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO EDUCAÇÃO

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09