SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/03/2024 19:09:32

Famílias recebem orientações sobre dengue, zika e chikungunya

A ação faz parte das atividades do Programa Pró-Família
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
31/01/2019 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão)

Cerca de 40 famílias que fazem parte do Programa Pró-Família participaram de uma capacitação sobre saúde, nesta quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O evento realizado pela Secretaria de Assistência Social contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

Equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Ambiental apresentaram orientações com o tema “Combate ao mosquito Aedes Aegypti”. Este tema é um dos prioritários do programa Pró-Família e é uma condicionalidade da área da saúde para as famílias, por isso é tão importante a participação dos beneficiários.

O Aedes Aegypti é um mosquito doméstico, com hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada.

As equipes explicaram sobre prevenção, os cuidados, os sintomas da dengue, zika e chikungunya e tratamentos, as formas de transmissão das doenças, e foram mobilizadas para eliminarem água parada em casa, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes Aegypti.

As reuniões do Pró-Família são mensais e, além da temática trabalhada, as famílias recebem avisos do programa por meio da equipe de trabalho, que é composta por 01 Supervisora, 01 Assistente Social e 30 Agentes Comunitários de Saúde – ACS.

Nesta quinta-feira, também foram feitos esclarecimento quanto a inconsistência no pagamento das parcelas aos beneficiários e profissionais envolvidos no programa, sendo pago 50 % do valor do benefício por parte do Governo de Estado.

Segundo informação repassada pelo Estado, possivelmente a situação de inconsistência no pagamento persista ainda por três meses (janeiro, fevereiro e março), e assim que houverem novas deliberações as famílias serão devidamente comunicadas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, destaca que o prefeito Luiz Binotti em sua gestão e a secretaria têm somado esforços para a continuidade do Pró-Família no município, no entanto, depende das deliberações por parte Governo de Estado, responsável por gerir o programa. A secretária enfatiza ainda que é muito importante que as famílias continuem a participar de todas as atividades do programa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

Fotos:

28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação

26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo

22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos

21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania

20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda

19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses

15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde

13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores

12/03/2024 15:00

Violência doméstica é tema de palestra para mulheres

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

11/03/2024 17:05

Prefeitura divulga lista dos inscritos para o Habitacional Sonho Meu

Próximos passos são os períodos de denúncias e visitas das equipes técnicas

11/03/2024 11:09