SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

02/12/2023 23:47:09
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=10820

Jovens luverdenses recebem smartphones pelo Projeto Conectividade do Selo Unicef

Secretaria de Assistência Social e Habitação incentiva participação de adolescentes no Núcleo de Cidadania de Adolescentes
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
31/10/2022 09:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)


Ajustar tamanho da fonte:

Incentivando adolescentes a se desenvolver mais nos estudos e acompanhar a era digital, Lucas do Rio Verde participa do Projeto Conectividade, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Dois jovens que participam do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) do Selo Unicef em Lucas do Rio Verde receberam o Kit Conectividade, que possui um smartphone, caneta esferográfica, bloco de anotações, cartão pré-pago para uso de internet por seis meses, uma mochila, um frasco de 500 ml de álcool em gel 70% e a cartilha QuemTaOn em apoio às suas atividades.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, garantiu mais seis meses de internet aos alunos, complementando o Kit Conectividade. “Esta ação, realizada em Mato Grosso, tem parceria com a Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios, com objetivo de atender adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Devemos nos ajudar para ver o crescimento do outro, dando oportunidades para que todos possam crescer. O projeto proporciona que estes jovens possam abraçar a causa e fazer a diferença”, explicou.

Juan Carlos Barbosa da Costa, 12 anos, e Ariel Ferreira Pires dos Santos, 14 anos, foram os alunos contemplados com os kits. “Adoramos fazer parte do Nuca, onde podemos desenvolver projetos, entender nossos direitos e deveres. Ganhar o kit é uma recompensa”, agradeceram os alunos.

O Projeto Conectividade trabalha com adolescentes matriculados em escolas públicas, com residência em local que existe cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet; não possui celular e pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet; estar inserido no Nuca e viver em família com renda per capita inferior a R$ 300.

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes reúne jovens de diversos bairros do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos, com a supervisão de um adulto. Em Lucas do Rio Verde, a Escola Municipal Olavo Bilac abraçou a causa.

A professora Marta Luciane Caiper Brizola é a base de apoio do Nuca, que atende 32 alunos. “São alunos participantes do Grêmio Estudantil, que desde o início toparam a ideia, acreditaram na proposta do Selo Unicef. Já temos um ano de caminhada e durante esse tempo já desenvolvemos projetos para proteger a criança e o adolescente contra qualquer forma de discriminação ou violência. Nós estamos agora realizando trabalhos de combate contra a xenofobia”, detalhou a professora.

Durante o mês de outubro, representantes do Selo Unicef de Mato Grosso visitaram Lucas do Rio Verde. A articuladora Mércia Silva Monteiro e a mobilizadora Eliana Amaral conversaram com a equipe das secretarias de Assistência Social e Habitação, de Educação e de Saúde, responsáveis pela manutenção do Selo Unicef. “A princípio, viemos ao município pela excelência da gestão. Vimos que estão cumprindo as diretrizes do Selo Unicef. Gostaríamos de parabenizar o município, parabenizar a comissão intersetorial e fortalecer essa equipe”, elogiaram as visitantes.


Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância voltado à redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e jovens.


 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/12/2023 14:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta projeto para criar o Ser Luverdense Habitação

Iniciativa tem como objetivo manter os investimentos em habitação de maneira permanente


30/11/2023 16:36

Boas práticas para combater violência doméstica de Lucas do Rio Verde são apresentadas na capital

Cidade foi escolhida entre 10 para participar do I Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher


30/11/2023 10:28

21 Dias de Ativismo: ação para servidores marca programação da campanha

Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebe palestra sobre assédio moral e sexual


28/11/2023 10:55

Árvore da Esperança de 2023 será totalmente on-line

Cartões virtuais para doações às famílias estão disponíveis no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde


27/11/2023 15:29

Construtores do Futuro realiza formatura para mais de 40 alunos em Lucas do Rio Verde

Associação ensina jovens a ter disciplina, ética e cidadania, com atividades no contraturno escolar


24/11/2023 10:54

Gestão Municipal participa de lançamento de Sistema Habitacional do Governo do Estado

Sistema tem a finalidade de verificar a demanda por moradia no estado através de cadastro do cidadão


22/11/2023 16:04

Bazar Beneficente arrecada mais de R$ 20 mil em Lucas do Rio Verde

Secretaria de Assistência Social e Habitação reverterá o dinheiro para ações às vítimas de violência doméstica


21/11/2023 11:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança campanha 21 Dias de Ativismo

Edição de 2023 promove ações para debater o fim da violência contra as mulheres


13/11/2023 10:20

Conselheiros tutelares eleitos e suplentes passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a cerimônia de posse, que será realizada no dia 10 de janeiro de 2024


10/11/2023 14:39

Palestra sobre igualdade racial é promovida na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Tema foi abordado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial


30/10/2023 17:06

Servidores de Lucas do Rio Verde recebem certificado do Programa Justiça Restaurativa

Professores e assistentes sociais se tornam facilitadores dos Círculos de Construção de Paz; ferramenta é do Poder Judiciário