SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

24/04/2024 19:29:41

Mês da Mulher abre com homenagens e comemorações nesta terça-feira (08)

Apresentações artísticas e outras celebrações marcam conscientização da data
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
09/03/2022 10:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, o Dia Internacional da Mulher na data de 08 de março é comemorado desde o início do século 20 para marcar as lutas sociais pela igualdade de gênero.

Mais que comemorar apenas o dia, a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde estendeu as homenagens para todo o mês de março. A primeira celebração ocorreu na noite de segunda-feira (07), para as mulheres que estão participando dos cursos de confeitaria e corte e costura industrial do vestuário. Uma roda de conversa com as capacitantes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, abriu a noite com muita alegria.

Samara Muchinski está fazendo o curso de confeitaria e adorou a homenagem. “Eu não esperava, foi uma surpresa e estou até emocionada. Além da oportunidade que estou tendo de aprimorar as técnicas no curso, já que trabalho na área, a estrutura é muito boa e ainda é de graça”, elogia a aluna.

Na terça-feira (08), o dia começou com o lançamento do aplicativo do Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva, vítimas de violência doméstica. Logo após, as servidoras da Prefeitura receberam homenagens.

À tarde, o prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro visitaram Joana Alves da Silva e Matilde Maria de Melo Costa, de 106 e 100 anos, respectivamente, sendo as duas mulheres centenárias de Lucas do Rio Verde. Na ocasião, presentearam as luverdenses com flores e parabenizando pela trajetória de vida de ambas.

“Estendemos as comemorações de uma data tão importante, pois em apenas um dia seria pouco para que todas as mulheres de Lucas do Rio Verde fossem homenageadas como elas merecem. Friso que nós, mulheres, precisamos criar uma corrente de apoio, que sejamos mais unidas para promovermos a tão sonhada igualdade social, de sermos quem somos sem amarras. Pelo direito de sorrirmos e vivermos livremente”, discursou a primeira-dama Janice Ribeiro durante evento para as servidoras.

Durante a noite, o prefeito e a primeira-dama participaram do Prêmio Mulher Destaque, promovido pela Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde.

Seguindo a programação, nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Assistência Social promove um encontro com as mulheres luverdenses das Organizações da Sociedade Civil, às 19h, no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. Ainda durante o mês de março, serão realizadas diversas ações, como homenagens, encontro de mães da Apae, palestra sobre violência contra a mulher, roda de conversa sobre assuntos sociais e de saúde, entre outras.

Confira os próximos eventos para o Mês da Mulher:

•    11/03/2022 – 19h00 – Mesa Redonda: Mulheres falando com mulheres, promovido pela Câmara Municipal;
  •     23/03/2022 – 13h30 – Dialogando a respeito da Violência contra a Mulher/Gênero com coordenadores pedagógicos, local: Auditório dos Pioneiros, promovido pela Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
  •     24/03/2022 – 19h00 – Palestra online por meio Instagram @cmaoablucas sob o tema: “Violência Contra a Mulher e Suas Faces” – Comissão da Mulher Advogada – CMA 21ª Subseção OAB/MT;
  •     26/03/2022 – 19h00 – Roda de Conversa: Tema “Dona de Casa e Depressão”, Local: Associação de Mulheres do Bairro Rio Verde;
  •     30/03/2022 – 19h00 Agradecimentos a empresas e demais parcerias que colaboraram com brindes para o mês da Mulher;
ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

24/04/2024 07:49

Alunos do Nuca e usuários do Cras visitam Cartório Eleitoral

Objetivo é entender o processo democrático e como as eleições funcionam