SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

13/04/2024 16:22:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=12201

Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove ações para o Dia Mundial da Alimentação

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Empaer organizaram palestra e roda de conversa nesta segunda-feira (16)
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
16/10/2023 15:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta segunda-feira (16), contou com palestra e feira de produtos da Agricultura Familiar no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com o tema: “Agroecologia e Produção Orgânica: Perspectivas e Práticas”, a palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o coordenador do projeto Sinop Orgânico, Rogério Leschewitz.

“O principal objetivo da palestra é trazermos ferramentas para os produtores também identificarem como ele pode produzir um alimento orgânico, perspectiva de comércio, de consumo, a importância desse tipo de alimento para a população e saber que é possível sim, produzir esse tipo de alimento, agregando mais renda à sua propriedade. A agroecologia tem um papel fundamental na família das propriedades, pois ela gera soberania para as propriedades rurais. Nos últimos três anos, cresceu uma média de 21% essa questão do consumo de produtos dessa natureza”, apontou e explicou o palestrante.

O dia tem o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Silvia Krause, ressaltou que a agroecologia é um dos assuntos em pauta no âmbito do Conselho e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “A base agroecológica foi pensada como tema para a palestra por ser uma área que vem crescendo na alimentação, sendo uma realidade na região de Lucas do Rio Verde. Ainda não há produções 100% orgânicas na cidade, mas com base agroecológica, já temos alguns produtores que trabalham iniciando essa produção, e nós queremos aumentar isso, utilizar a própria natureza para auxiliar nesse trabalho”, reforçou a presidente.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, destacou a importância das parcerias da empresas ao Executivo para as políticas de valorização da agricultura familiar. “As parcerias, como nesta palestra, que contamos com o apoio da Empaer, além de produzir produtos com qualidade e sustentabilidade através do pequeno produtor rural da agricultura familiar, é que nós teremos esses produtos com mais qualidade. Esse é o objetivo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, também com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, temos desenvolvido um trabalho sempre dentro disso, adquirindo produtos para a merenda escolar e também na distribuição para as pessoas menos favorecidas ou aquelas que mais precisam de uma alimentação saudável”, salientou.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, pontuou que o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional retomou os trabalhos, que são vinculados à Secretaria. “É um Conselho muito importante que analisa a necessidade das famílias mais carentes do nosso município para ter acesso à alimentação saudável, sendo responsável por estudar a qualidade da cesta básica entregue às famílias. Por isso, nós temos que estar vinculados à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, oportunizando a essas famílias uma alimentação melhor, através do PAA Municipal, que é o projeto de aquisição alimentar, envolvendo a distribuição de hortaliças, legumes e frutas dos agricultores de pequeno porte”, acrescentou a secretária. 

Na ocasião, uma feira foi organizada para a venda de produtos cultivados pelos pequenos produtores. Vera Terezinha, presidente da Associação Luverdense de Agricultores Familiares (Aslaf), classificou o evento como incentivador. 

“É uma maneira de divulgar nossos produtos. Enfrentamos muitas barreiras na agricultura e se não incentivármos a produzir mais, cada vez o produtor acaba parando. Nós temos os parceiros como a Prefeitura, que nos anima. Dá orgulho de dizer que temos esse apoio”, declarou.

Além da palestra, o Dia Mundial da Alimentação foi comemorado com uma aula de campo em formato de roda de conversa no Museu do Cerrado. Os estudantes das escolas Pequeno Príncipe, Luiz Carlos Ceconello, Vinícius de Moraes, São Cristóvão e Creche Anjo da Guarda, tiraram dúvidas sobre as hortas escolares com o palestrante Rogério Leschewitz.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2024 14:43

Mais de R$ 7 milhões em novos veículos e equipamentos são investidos em Lucas do Rio Verde

O investimento contém recursos federais, estaduais e do Município e reforça a infraestrutura


02/04/2024 11:12

Curso de Organização de Lar segue com inscrições abertas

Matrículas gratuitas devem ser feitas no Cras I e II de Lucas do Rio Verde


01/04/2024 10:08

Comdipi abre Chamamento Público para obrigatoriedade de registro das associações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça a importância da regularização cadastral das entidades para continuar os trabalhos sociais com idosos


28/03/2024 11:16

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação


26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo


22/03/2024 18:23

Prefeitura lança campanha “Leão Amigo da Criança e do Idoso” de 2024

Iniciativa incentiva população para destinar parte do Imposto de Renda aos projetos sociais locais que atendem crianças, adolescentes e idosos


21/03/2024 13:39

Divulgada lista dos selecionados para obter CNH Social em Mato Grosso

Luverdenses devem conferir a lista publicada no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania


20/03/2024 07:21

Show Safra 2024: Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será lançada dia 22

Evento apresentará projetos sociais beneficiados por recursos oriundos do Imposto de Renda


19/03/2024 13:20

Programa Federal destina recurso para compra de alimentos às famílias atendidas pela Assistência Social

No valor de total de R$ 237 mil, prazo para execução é de 12 meses


15/03/2024 19:12

Senadora e primeiras-damas defendem penas mais duras para feminicídio e violência doméstica

Assunto foi debatido em audiência pública do Senado em Lucas do Rio Verde


13/03/2024 14:00

Audiência Pública sobre Combate à Violência Doméstica será nesta sexta-feira (15)

Evento será realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Câmara de Vereadores