SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

19/05/2024 22:37:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=12248

Servidores de Lucas do Rio Verde recebem certificado do Programa Justiça Restaurativa

Professores e assistentes sociais se tornam facilitadores dos Círculos de Construção de Paz; ferramenta é do Poder Judiciário
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
30/10/2023 17:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Professores da rede municipal de ensino e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde receberam certificado dos círculos de construção de paz da Justiça Restaurativa no Estado, nesta segunda-feira (30).

Os Círculos de Construção de Paz nas escolas são uma ferramenta da Justiça Restaurativa, estimulada e desenvolvida pela Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais, comunidade e redes de garantia de direitos locais. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Cinquenta e quatro novos facilitadores e facilitadoras receberam o certificado em solenidade realizada no Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. Estiveram presentes para as entregas o vice-prefeito Marcio Pandolfi, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

“Agradeço a parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso neste ano realizado hoje, que vai beneficiar a sociedade, trazendo mais conhecimento na busca da pacificação social. Quem conhece as nossas escolas sabe que o Município busca o diferencial no Estado pela educação, e não é diferente nos serviços da assistência social, sabendo-se da necessidade deste profissional e a ferramenta agora concebida, ampliando o leque de facilitadores”, discursou o vice-prefeito, Marcio Pandolfi.

Aplicável a casos que variam de conflitos simples até crimes, a Justiça Restaurativa pode ser promovida por meio de diferentes estratégias. Uma prática é a realização dos chamados “círculos restaurativos”, que são rodas de “fala e escuta ativa” (uma escuta interessada e reflexiva) entre todos os envolvidos e afetados.

“Agora temos três assistentes sociais facilitadores. Entendemos que essa metodologia será muito eficaz nos grupos de convivência do Cras, fazendo com que as pessoas possam vivenciar suas próprias histórias, respeitando-as, buscando a superação das vulnerabilidades. Como a própria secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, diz: ‘porque não se capacitar para continuar tendo bons relacionamentos?’. Se aperfeiçoar para ouvir o outro e ter empatia é o nosso desafio e ensinar uma cultura de apreciação da diversidade, sem preconceito e de respeito, com certeza teremos bons resultados”, reiterou a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro.

Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a solenidade de entrega das certificações do Círculo de Paz foi um momento muito importante para a prática da cultura da paz dentro das unidades escolares. “Agora, nós temos 51 profissionais da área da educação com habilitação para trabalhar com essa metodologia nos espaços escolares, seja ele para os alunos como também para os colaboradores. Trabalhar com a justiça restaurativa por meio do Círculo de Paz no ambiente escolar é uma forma de acolher os nossos alunos, encorajá-los, dar espaço de escuta, fortalecer os nossos estudantes e também o grupo de adultos dos nossos colaboradores”.

Também estiveram presentes na cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

“É sempre uma alegria retornar à Lucas do Rio Verde, especialmente na data de hoje, em que temos a certificação de um número considerável de facilitadores de círculos de construção de paz e também um importante passo para a concretização do termo de parceria com o município, abrangendo duas importantes secretarias, não só o acesso às escolas, mas também ao setor de assistência social e habitação. Isso amplia muito os horizontes do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, com vistas a ir ganhando terreno e capacitando mais pessoas. O Círculo de Construção de Paz vem sendo realizado bastante dentro das escolas. Tem ajudado a pacificar, a conter os conflitos, principalmente na prevenção de distúrbios mais graves como bullying e violência generalizada. Eles dão essa possibilidade de resgatar a paz nos ambientes, por meio do estímulo a repensar valores, a introduzir realmente uma prática no cotidiano que volta as pessoas para si mesmas e o olhar para formar bons relacionamentos”, idealizou a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva.

A Justiça Restaurativa é um modelo de resposta a conflitos e atos lesivos em que os envolvidos buscam a restauração das relações sociais por meio do reconhecimento de responsabilidades, da reparação dos danos e do compromisso em solucionar as raízes dos problemas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/05/2024 14:28

Cartões do Programa SER Família serão entregues nesta sexta-feira (17)

Beneficiados de Lucas do Rio Verde devem comparecer no auditório do Paço Municipal das 9h30 às 12h; confira lista


15/05/2024 17:22

Município entrega projetos arquitetônicos aos beneficiários do Habitacional Sonho Meu

Após retirada desses documentos, beneficiários dos lotes poderão iniciar a construção da moradia


10/05/2024 12:16

Assistência Social: Lucas do Rio Verde lidera ranking do IDSUAS em Mato Grosso

Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social foi avaliado entre os 141 municípios do estado


09/05/2024 14:56

Projeto Habitacional Sonho Meu divulga nova data para lista de selecionados

Edital também altera data do início das assinaturas da etapa dos 180 lotes


08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social


07/05/2024 11:16

Famílias luverdenses recebem produtos alimentícios do “Programa de Aquisição de Alimentos”

Contemplados são assistidos pelo Cras e vivem em extrema vulnerabilidade; foram distribuídos quase 3 mil quilos


07/05/2024 07:59

Boletim informativo sobre Vigilância Socioassistencial pode ser conferido no site da Prefeitura

Os boletins se referem a um processo de monitoramento e acompanhamento das políticas e ações sociais voltadas para a assistência social


06/05/2024 08:51

Três cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas

Cursos de Eletricista de Instalações Prediais, Operador de Computador e Assistente Administrativo iniciam dia 14 de maio no Senai


03/05/2024 19:34

Sonho da casa própria: Mais de 100 famílias luverdenses recebem terreno e dão pontapé inicial para construção do "Sonho Meu"

Projeto habitacional faz parte do programa municipal "Ser Luverdense Habitação"


02/05/2024 15:16

Proponentes assinam contratos do Projeto Habitacional Sonho Meu nesta sexta-feira (03)

Assinatura dos lotes será realizada às 15h30 no local das futuras moradias


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line