SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

28/02/2024 14:52:54
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=assistencia-social-e-habitacao&cod=12248

Servidores de Lucas do Rio Verde recebem certificado do Programa Justiça Restaurativa

Professores e assistentes sociais se tornam facilitadores dos Círculos de Construção de Paz; ferramenta é do Poder Judiciário
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
30/10/2023 17:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Professores da rede municipal de ensino e assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde receberam certificado dos círculos de construção de paz da Justiça Restaurativa no Estado, nesta segunda-feira (30).

Os Círculos de Construção de Paz nas escolas são uma ferramenta da Justiça Restaurativa, estimulada e desenvolvida pela Resolução n.º 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais, comunidade e redes de garantia de direitos locais. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Cinquenta e quatro novos facilitadores e facilitadoras receberam o certificado em solenidade realizada no Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. Estiveram presentes para as entregas o vice-prefeito Marcio Pandolfi, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

“Agradeço a parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso neste ano realizado hoje, que vai beneficiar a sociedade, trazendo mais conhecimento na busca da pacificação social. Quem conhece as nossas escolas sabe que o Município busca o diferencial no Estado pela educação, e não é diferente nos serviços da assistência social, sabendo-se da necessidade deste profissional e a ferramenta agora concebida, ampliando o leque de facilitadores”, discursou o vice-prefeito, Marcio Pandolfi.

Aplicável a casos que variam de conflitos simples até crimes, a Justiça Restaurativa pode ser promovida por meio de diferentes estratégias. Uma prática é a realização dos chamados “círculos restaurativos”, que são rodas de “fala e escuta ativa” (uma escuta interessada e reflexiva) entre todos os envolvidos e afetados.

“Agora temos três assistentes sociais facilitadores. Entendemos que essa metodologia será muito eficaz nos grupos de convivência do Cras, fazendo com que as pessoas possam vivenciar suas próprias histórias, respeitando-as, buscando a superação das vulnerabilidades. Como a própria secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, diz: ‘porque não se capacitar para continuar tendo bons relacionamentos?’. Se aperfeiçoar para ouvir o outro e ter empatia é o nosso desafio e ensinar uma cultura de apreciação da diversidade, sem preconceito e de respeito, com certeza teremos bons resultados”, reiterou a secretária-adjunta de Assistência Social e Habitação, Débora Carneiro.

Para a secretária de Educação, Elaine Lovatel, a solenidade de entrega das certificações do Círculo de Paz foi um momento muito importante para a prática da cultura da paz dentro das unidades escolares. “Agora, nós temos 51 profissionais da área da educação com habilitação para trabalhar com essa metodologia nos espaços escolares, seja ele para os alunos como também para os colaboradores. Trabalhar com a justiça restaurativa por meio do Círculo de Paz no ambiente escolar é uma forma de acolher os nossos alunos, encorajá-los, dar espaço de escuta, fortalecer os nossos estudantes e também o grupo de adultos dos nossos colaboradores”.

Também estiveram presentes na cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o juiz coordenador do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (NugJur-MT), Túlio Duailibi, a juíza de Direito da 2ª Vara Cível, Cristhiane Trombini Puia Baggio, a assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Katiane Boschetti da Silveira e demais autoridades do judiciário.

“É sempre uma alegria retornar à Lucas do Rio Verde, especialmente na data de hoje, em que temos a certificação de um número considerável de facilitadores de círculos de construção de paz e também um importante passo para a concretização do termo de parceria com o município, abrangendo duas importantes secretarias, não só o acesso às escolas, mas também ao setor de assistência social e habitação. Isso amplia muito os horizontes do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa, com vistas a ir ganhando terreno e capacitando mais pessoas. O Círculo de Construção de Paz vem sendo realizado bastante dentro das escolas. Tem ajudado a pacificar, a conter os conflitos, principalmente na prevenção de distúrbios mais graves como bullying e violência generalizada. Eles dão essa possibilidade de resgatar a paz nos ambientes, por meio do estímulo a repensar valores, a introduzir realmente uma prática no cotidiano que volta as pessoas para si mesmas e o olhar para formar bons relacionamentos”, idealizou a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva.

A Justiça Restaurativa é um modelo de resposta a conflitos e atos lesivos em que os envolvidos buscam a restauração das relações sociais por meio do reconhecimento de responsabilidades, da reparação dos danos e do compromisso em solucionar as raízes dos problemas.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/02/2024 13:34

CMDCA abre Chamamento Público para obrigatoriedade de registro das associações

Prefeitura de Lucas do Rio Verde reforça a importância da regularização cadastral das entidades para continuar os trabalhos sociais com crianças e adolescentes


16/02/2024 12:47

Servidoras gestantes e puérperas recebem acolhimento no Espaço V.i.d.a.s

Um dos objetivos do projeto é desenvolver ações orientativas para as servidoras que estão neste período


10/02/2024 13:30

Município reforça ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Objetivo é prevenir e combater violações de direitos humanos contra o público infantojuvenil


09/02/2024 15:15

Prefeitura inicia reforma e ampliação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher

Local receberá troca de pisos e telhados, instalações elétricas e expansão de salas


06/02/2024 08:03

Inscrições abertas para cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde

Com prioridade aos usuários do Cras, inscrições vão até o dia 16 de fevereiro


02/02/2024 10:13

Qualifica Lucas forma mais 96 pessoas para o mercado de trabalho

Cerimônia de entrega de certificados ocorreu na noite desta quinta-feira (1°)


02/02/2024 10:10

Habitação segue avaliando crédito dos inscritos no Condomínio Águas do Cerrado

Proponentes assinarão contratos após avaliação de crédito


31/01/2024 14:09

Agendados devem se atentar ao dia e horário das inscrições do Programa Habitacional Sonho Meu

O não comparecimento e/ou falta de documentos impedirá a realização da inscrição


25/01/2024 16:20

Administração Municipal intensifica serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua

Com apoio da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, ações ocorrerão semanalmente


22/01/2024 14:02

Habitacional Sonho Meu: inscrição para os agendados inicia terça-feira (23)

Os agendados devem comparecer ao Departamento de Habitação, na data e hora marcada, com todos os documentos solicitados


19/01/2024 17:40

Prefeito recebe vice-governador para discutir segurança pública em Lucas do Rio Verde

Na ocasião, manifesto pelo fim da violência doméstica e feminicídio foi entregue ao Estado