SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

28/03/2024 05:57:26

Arraiá da Integração reúne cerca de 11 mil pessoas em Lucas do Rio Verde

Tradicional festa junina aconteceu nos dias 02 e 03 de junho, na rotatória da Prefeitura
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves e Maíra Matos
04/06/2023 13:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A animação tomou conta da última noite do Arraiá da Integração 2023. O evento, que começou na sexta-feira (02), atraiu cerca de 11 mil pessoas na rotatória do Paço Municipal, de acordo com o Corpo de Bombeiros, onde acompanharam os shows, as apresentações das quadrilhas juninas e dos grupos escolares do município.

A segunda noite de festa começou com as  apresentações de alunos das escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular, que formaram grupos de dança para o tradicional São João.

Residente há 10 anos no município, Joelson Ferreira adorou estar presente na animação. “É bom para gente interagir com as pessoas e é muito importante confraternizar, né? A festa é muito interessante e nos contagia”.

Grupo do Centro de Educação Infantil Girassol (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Lucas do Rio Verde também sediou pela primeira vez o Festival de Quadrilhas Juninas do Mato Grosso - VIII Festrilha, que encantou o público presente na festa.

“Eu sou goiana de Santana do Goiás e estou achando o máximo. Nós viemos ontem, eu e meu esposo e minha filha, nós achamos a organização excelente, tanto para a venda, da comida, para tudo, o pessoal assistindo as apresentações. Tudo bem organizado, a polícia presente, nos dando ótima segurança. Eu só tenho a agradecer e parabenizar”, disse Mirelle Mendonça Nunes, que mora há um ano em Lucas do Rio Verde e pela primeira vez prestigiou o Arraiá da Integração.

O VIII Festrilha é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A produção está sob os cuidados da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, e contou com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Grupo Simpatia Junina representará Lucas do Rio Verde na final do Festrilha (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Os grupos Caipiras de Plantão (Distrito de Progresso), Jóias do Cerrado (Sorriso), Os de Fora (Tangará da Serra), Explosão Luverdense e Simpatia Junina (Lucas do Rio Verde), que fazem parte do Polo V, se apresentaram no quadrilhódromo em busca da classificação para a grande final.

“O movimento junino é feito de momentos de superação e de muita emoção. Todas as juninas evoluíram, os grupos estão crescendo, mas a alegria de ser quadrilheiro, a paixão pelo que eles fazem é igual em todas as juninas. As apresentações são resultados de muitos meses de preparação e isso tem que ser louvado porque isso nos fortalece, fortalece o movimento junino mato-grossense e também as nossas juninas”, ressaltou a presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, Marta Negrão.

As quadrilhas juninas Os de Fora (Tangará da Serra), Simpatia Junina (Lucas do Rio Verde) e Caipiras de Plantão (Distrito de Progresso), entraram no ranking de classificação e participarão da final do festival, que acontecerá de 22 a 24 de junho, em Tangará da Serra.

O encerramento do Arraiá da Integração ficou por conta da cantora Helèn Louzada.

CULTURA E TURISMO EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores