SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

19/04/2024 22:35:47

Dia do Nordestino é comemorado com atividades culturais e espetáculo musical em Lucas do Rio Verde

Evento aconteceu no fim de semana, no bairro Tessele Junior
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
10/10/2022 14:19

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou da programação do Dia do Nordestino, realizada no sábado (08), na praça do Tessele Junior. Na ocasião, dois produtores culturais contemplados no edital Lucas 34 anos apresentaram os projetos à comunidade, além do espetáculo musical “Luiz Gonzaga - A lenda”, que homenageia a história do cantor, compositor e sanfoneiro nordestino, Luiz Gonzaga, autor de clássicos da cultura popular brasileira, fechando a programação.

A proponente Roseli de Almeida promoveu o projeto “Se essa rua fosse minha”, voltado para cultura nordestina, com troca de livros, desenhos livres, brincadeiras antigas, pintura facial, comidas típicas e feira de artesanato. “Estou muito feliz por fazer o projeto acontecer, que une muitas crianças com brincadeiras, além de prestigiarmos esse momento, por comemorarmos o dia de um povo com uma cultura rica, que nos ensina muito”, explica Roseli.

A Associação Os Amigos das Crianças apresentou o projeto “Bumba Meu Boi”, levando um pouco do folclore e da cultura maranhense. Joana Pinto, coordenadora do projeto, se sente agradecida pela oportunidade. “Ter sido contemplada com o projeto foi uma grande vitória. Estamos imensamente agradecidos. Agora podemos mostrar a nossa cultura maranhense, apresentação feita com amor, e mostrar para a sociedade como valorizamos a nossa cultura nordestina”, relata.

Luciana Bauer, secretária de Cultura e Turismo, ressalta a importância da participação da Prefeitura nesta data. “As atrações são frutos do esforço e reconhecimento. Os recursos do edital Lucas 34 anos estão rendendo frutos. Os projetos contemplados fazem a cultura acontecer e, neste momento, abrilhantaram a comemoração ao Dia do Nordestino, data tão especial a um povo que contribui para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”, explica a secretária.

Ana Lúcia Rodrigues de Azevedo tem 14 anos, natural de Pernambuco, e gostou das atividades. “Adorei saber que fizeram um evento para falar da nossa cultura, achei diferente. A gente se reencontra. O povo nordestino junto, se divertindo, é bom ter esse clima, ver as crianças brincando”, elogiou.

A piauiense Marcia Pereira da Silva, de 35 anos, vive em Lucas do Rio Verde há 8 anos e prestigiou as homenagens junto com a família. “Graças a Deus somos um povo muito guerreiro. Quando soube do evento aqui no bairro, fiz questão de vir para matar a saudade da nossa terra. Agradeço muito a todos vocês que prepararam a programação, pois sinto saudade do meu Nordeste e aqui estou vivendo um pouco da minha cultura”, disse.

O prefeito Miguel Vaz esteve presente no evento, conversou com as pessoas e prestigiou as apresentações. “Deixo aqui meus parabéns a todos os nordestinos e ressalto a importância do povo nordestino aqui na nossa cidade, pois estão ajudando a construir Lucas do Rio Verde. Tenho muito respeito e carinho por todos vocês, e estar aqui no bairro Tessele Junior, nesse momento de cultura, é muito importante, onde vejo aqui as famílias, os pais, as mães, as crianças para viver esse momento cultural, especialmente com esse grande espetáculo em homenagem ao Luiz Gonzaga, que tem qualidade, produzido em nosso município e com a participação de muitos nordestinos”, parabeniza o prefeito Miguel Vaz.

Luiz Gonzaga - A lenda
Quem ainda não prestigiou o musical “Luiz Gonzaga - A lenda” terá mais uma oportunidade. A última sessão do espetáculo será no dia 22 de outubro, no bairro Jaime Seiti Fujii, no anfiteatro da Escola Municipal Cora Coralina, às 19h.

CULTURA E TURISMO

16/04/2024 17:50

Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira

Delegação busca apoio para viagem, que acontecerá no mês de maio