SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

28/03/2024 15:15:07

Exposição “Maleta Mágica” chega a Lucas do Rio Verde com projeto de cinema de animação

No sábado (26), a atração será aberta ao público, das 9h às 17h, na sede do Sebrae; entrada gratuita
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
24/11/2022 11:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, convida a comunidade para conhecer a Exposição “Maleta Mágica”. O projeto tem o objetivo de apresentar o cinema de animação de forma simples para crianças e adolescentes, além de possibilitar que os participantes produzam filmes animados e aprendam sobre preservação do meio ambiente, trabalhando de maneira lúdica a educação ambiental e conceitos amplos de sustentabilidade, por meio das técnicas de animação.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a importância da ação para as crianças do município. “A exposição possibilita a oportunidade dos nossos alunos vivenciarem experiências de animação, fazerem oficinas breves e também aprender alguns conceitos da animação, que depois poderão ser utilizados dentro do ambiente escolar”.

A aluna da Escola Municipal Eça de Queirós, Eloá de Oliveira, esteve na exposição junto com sua turma e gostou muito das atividades. “Me diverti bastante, eu já tinha vontade de aprender mais sobre animação e aqui podemos até fazer filmes, foi bem legal.”

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, “é uma alegria imensa receber esse tipo de proposta interativa em Lucas do Rio Verde, em que as pessoas podem trocar, conversar, criar, e que nos interessa muito. Parabéns ao grupo 3 Apitos, à FS por contatar a gente para que isso fosse possível ser feito, atendendo tantas crianças do nosso município, e ao Sebrae pela parceria de sempre, concedendo o espaço para realização da mostra”.

De acordo com o idealizador do projeto, Mateus de Jesus, o intuito é incentivar e apresentar as ferramentas também aos professores para que sejam utilizadas nas aulas. “Começamos a pensar quais as dinâmicas que poderiam ser utilizadas pelas crianças entenderem o processo e utilizar em casa e nas aulas, e o celular foi o escolhido, pois utiliza softwares e aplicativos que podem ser baixados de graça, como ferramentas de apoio para essas dinâmicas de animação. Em paralelo, a gente traz também a animação do brinquedo ótico, onde a criança vai exercitar o desenho, a pintura, a colagem, além de ter essa ligação com a parte mais manual.”

Está é a primeira edição da Exposição “Maleta Mágica”, que passará por 5 estados e 10 cidades, atendendo mais de 5.000 alunos.

Nos dias 24 e 25 de novembro, a exposição será voltada para alunos da rede pública do município. Já no sábado (26), a atração será aberta ao público, das 9h às 17h, na sede do Sebrae, na Avenida Pará, nº 484 S, bairro Alvorada. A entrada é gratuita.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura, idealizada pelo Térreo Estúdio, produzida pela 3 Apitos Cultura, e tem o patrocínio cultural da empresa FS.

CULTURA E TURISMO

27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores