SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
10/02/2023 10:40

(Foto: Reprodução)

Os representantes do departamento cultural do Centro de Tradições Gaúchas – CTG de Lucas do Rio Verde participaram do Reencontro de Gerações. O evento foi realizado nos dias 04 e 05/02, na cidade de Guarapuava, no Paraná, e contou com a participação de grupos dos CTGs de todo o Brasil.

A delegação, que faz parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso – MTG, contou com o apoio logístico da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para a participação no encontro. Representaram o município os seguintes integrantes:

- Roberto Basso (Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG)
- Francisco Muller (Presidente do MTG – MT)
- Dayana Motta (2ª Prenda Veterana)
- Isabelle Borges (3ª Prenda Mirim da 3ª Região Tradicionalista – MT 2016/2018)
- Larissa Pelissari (3ª Prenda Juvenil MTG – MT)
- Lívia Marcolan (2ª Prenda Juvenil do CTG)
- Rafaella Motta Borges (1ª Prenda Mirim – MT)
- Robson Borges (1° Peão Xiru MTG-MT)

“Em nome de todo o grupo, gostaria de agradecer o apoio incondicional da Prefeitura, em especial da secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, que contribuiu para que fosse possível a nossa participação no evento. Foram dois dias de atividades relacionadas às responsabilidades do movimento tradicionalista, onde debatemos sobre o papel de liderança, trocamos conhecimento e ideias com diversas pessoas e cabe a cada um de nós manter a nossa cultura gaúcha preservada”, ressaltou a prenda Dayana Motta.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, a participação dos grupos luverdenses nos eventos em outras cidades é um ganho para a cultura do município. “Essa é uma das missões da secretaria. Quando a gente fala de fomento e de desenvolvimento cultural, a integração, o conhecimento do que vem sendo desenvolvido de melhor no Brasil, em cada arte, em cada representação, é muito importante. Cada vez que um grupo consegue participar de uma ação como essa, quem ganha é Lucas do Rio Verde porque, além de representar o município, as pessoas adquirem experiências e trazem para os outros munícipes, compartilhando cada detalhe”, contou Luciana.

O Reencontro de Gerações foi organizado pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG e visa a troca de experiências entre os jovens e a conservação das tradições gaúchas. Na ocasião, foram realizadas mesas redondas, debates, palestras, dinâmicas, shows, um passeio turístico, além das edições especiais do Encontro Nacional da Juventude Tradicionalista - ENJUT, Encontro Nacional de Veteranos Tradicionalistas - 2º ENVET e do Encontro Nacional de Mirins Tradicionalistas - 1º ENMIT.

Quem tiver interesse em fazer parte dos grupos de dança oferecidos pelo CTG pode entrar em contato pelos telefones: (65) 99612-7211 (Lícia), (51) 99202-7885 (Luís), (66) 99902-7360 (Vanessa), ou comparecer na sede, que fica na Rua Toledo, s/n, bairro Menino Deus. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, a partir das 19h.

CULTURA E TURISMO

16/04/2024 17:50

Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira

Delegação busca apoio para viagem, que acontecerá no mês de maio