SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

Lucas do Rio Verde leva a melhor na Copa Nortão de Capoeira

Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/07/2022 08:43

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Foi realizada em Lucas do Rio Verde, neste final de semana, a 3ª edição da Copa Nortão de Capoeira. Na ocasião, diversos competidores se reuniram no Ginásio de Esportes Nari Pandolfi, em ação realizada pelo Grupo Alcateia com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Outros estados participantes foram: Maranhão, Goiás, São Paulo, Bahia, Rondônia, Amazonas e Minas Gerais.

A competição foi dividida em 6 categorias, Lucas do Rio Verde levou premiação em três delas e se tornou o campeão na quantidade de medalhas e troféus. Na categoria mista de 10 a 13 anos, o 2º lugar foi do Mascote. Na categoria alunos, masculino de 16 anos acima, Sagui levou o 2º lugar, e na categoria de alunas feminino 16 anos acima, Ginga ficou em 3º lugar. (Confira abaixo lista de vencedores).

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o evento marca a valorização cultural do município. “É nossa responsabilidade manter essa cultura originalmente brasileira viva, nós temos um compromisso no desenvolvimento e Lucas do Rio Verde, através da gestão Miguel Vaz, tem cumprido o seu papel”, pontua.

O secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, falou do evento como atividade esportiva. “A Copa Nortão está no calendário de Lucas do Rio Verde. A capoeira, que também é conhecida como esporte, ganhou seu espaço e nós temos o dever de dar continuidade e apoiar os nossos capoeiristas, fazê-los conhecidos nos quatro cantos do nosso município”, explica.

O Mestrando Anjo afirmou sua satisfação com a edição e afirma que foi um sucesso. “A Copa Nortão de Capoeira é um evento de competição desportivo-cultural, que já é muito esperada pelos atletas, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Gestão Municipal pudemos concretizar mais uma edição. Os participantes vieram como árbitros convidados, que ajudaram a avaliar o nível técnico dos atletas, contribuindo ainda mais com a troca de aprendizados e de informações”, finalizou.

Campões Copa Nortão:

Categoria alunos (Mista) 10 a 13 anos:

1º Lugar: Xaropinho (Grupo Acalf) – Nova Diamantino
2º Lugar: Mascote (Grupo Alcateia) – Lucas do Rio Verde
Empate do 3º Lugar: Moana (Grupo Ave Branca) – Dom Aquino e Bugrinha (Grupo Acalf) – Nova Diamantino

Categoria Alunos masculino de 16 anos acima:

1º Lugar: Cutia (Grupo Alcateria) Nova Mutum
2º Lugar: Sagui (Grupo Alcateia) – Lucas do Rio Verde
Empate 3º Lugar – Koalla (Grupo Capuerê) Tangará da Serra e Lucas (Grupo Ave Branca) Dom Aquino

Categoria de Alunas feminino 16 anos acima:

1º Lugar: Espaguete (Grupo Capuerê) – Tangará da Serra
2º Lugar: Ventania (Grupo Capuerê) - Tangará da Serra