SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

20/04/2024 04:39:56

Quadrilhas juninas de Lucas do Rio Verde participam da VII edição do “Festrilha”

O grupo Simpatia Junina ficou em segundo lugar e representará a cidade no dia 24 de julho
Por Ascom Prefeitura / Carine Alves
14/06/2022 09:06

(Foto: Ascom Prefeitura / Janderson Kavano)

O São João está na porta e os trabalhos das quadrilhas juninas estão a todo o vapor. No último sábado (11), aconteceu a VII edição do Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, o “Festrilha”. O evento, que tem por objetivo incentivar e fomentar a cultura local, foi realizado na cidade de Tangará da Serra e reuniu 8 grupos juninos da região.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, esteve presente no evento, apoiando os grupos representantes da cidade, Explosão Luverdense e Simpatia Junina. A secretária Luciana Bauer, parabenizou os grupos pelo trabalho realizado.

“Essa é uma noite muito especial para a cultura do estado de Mato Grosso. Me sinto honrada enquanto secretária em poder presenciar esse show belíssimo. Os grupos estão de parabéns, representaram muito bem o município luverdense. Estamos conhecendo esse movimento, prestamos alguns apoios para que os grupos pudessem estar aqui hoje e vamos fazer muito mais, eles estão fazendo um lindo trabalho, merecem todo o nosso respeito e a nossa torcida”, contou Luciana.

A presidente da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, Marta Negrão, contou um pouco da história do festival e agradeceu o apoio que vem recebendo do poder público a cada edição do evento.

“Começamos com o festival de quadrilhas do Araguaia e o movimento cresceu de tal forma, que foi necessário expandir para outras partes do estado. Agradecemos aos nossos parceiros e, especialmente, aos pais, que apostam na cultura, que valorizam e incentivam seus filhos a participarem, ao comércio local, que apoia as quadrilhas juninas da sociedade, ao prefeito Miguel Vaz e a secretária Luciana Bauer pelo apoio e incentivo que têm dado a esses jovens a participarem. Sabemos a dificuldade que é gerenciar um projeto desse tamanho, mas a pouca idade deles não os impediu de serem líderes natos e mostrar um bom trabalho”, relatou Marta.

Atualmente, o festival conta com 21 quadrilhas juninas participantes, divididas em 5 polos. Cada grupo que participa, independente da premiação, leva R$ 10 mil para ajudar a custear o figurino. A quadrilha junina campeã representará o estado no concurso nacional, que acontece no próximo ano e as premiações em dinheiro totalizam o valor de R$ 57 mil em prêmios.

O grupo Simpatia Junina ficou em segundo lugar, e representará Lucas do Rio Verde na etapa final. O grupo Explosão Luverdense, apesar de ter ficado em sexto lugar no pódio, aguarda uma nova somatória de pontos e a classificação final.

O festival passará ainda pelas cidades de Rondonópolis, Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira e Barra do Garças, com a etapa de preparação das quadrilhas juninas. A grande final acontece no dia 24 de julho, na cidade de Nova Xavantina.

Confira a ordem da apuração:

APURAÇÃO POLO TANGÁRA

1 – Os de Fora
2 – Simpatia Junina
3 – Joias do Cerrado
4 – Caipiras de Plantão
5 – Fogo na Saia
6 – Explosão Luverdense

CULTURA E TURISMO

16/04/2024 17:50

Alunos das Oficinas Culturais garantem vaga em Campeonato Mundial de Capoeira

Delegação busca apoio para viagem, que acontecerá no mês de maio