SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

20/05/2024 06:25:17
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=desenvolvimento-economico-planejamento-e-cidade&cod=12834

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
15/04/2024 14:53

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Tornar Lucas do Rio Verde uma referência em Economia Verde em 10 anos. Esse é o maior objetivo do "InPacto Lucas", que reuniu mais de 50 pessoas da mesa na sexta-feira (12), na sede do Sicredi Ouro Verde, para apresentar o status dos projetos que estão sendo implantados no município. Estiveram presentes, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições e integrantes do "Pacto pela Inovação". Na oportunidade, foi votada e aprovada a continuidade dos 12 projetos que já estão em andamento. 

Os 12 projetos do "InPacto Lucas" são: Crédito Verde; Green Hub; Startup Lucas; Grande Evento de Inovação e Green Economy; Green School; Professores Inovadores; Gestão Inteligente de Resíduos; Think Tank; Agro 4.0; Escola de Empreendedorismo e Inovação; Sandbox Cidade Digital e Saúde Digital.

"Um momento muito importante para o "InPacto Lucas", para o nosso projeto de inovação do município. Os 12 projetos foram apresentados de forma bastante consistente, cada um com seu status e todos muito importantes na minha visão. Projetos que contemplam saúde, educação, empreendedorismo, tecnologia para o agro, etc. Portanto, o projeto caminha com passos firmes, passos bem consistentes na direção da construção de um futuro economicamente sustentável. Nossa meta é criar, aqui, um ambiente de inovação desde a base, desde a educação, e sermos referência internacional em economia verde em 10 anos. Então, é uma mudança cultural e mental ter essa prática pela inovação. É dessa forma que a gente vai construir o futuro que nós queremos", comentou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, que participou da votação. 

Com a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, o projeto "Startup Lucas" tem o objetivo de criar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador com foco na geração, retenção e atração de startup de base tecnológica para o município. O programa "Chamada de Impacto", que começa hoje (15) e irá capacitar empreendedores da cidade durante 12 semanas, faz parte do projeto Startup Lucas. Outro projeto que está sob a sua liderança é o 'Sandbox Cidade Digital", que tem como meta transformar a cidade em um laboratório de testes, onde a Prefeitura, empresas, startups e instituições acadêmicas possam desenvolver, testar e escalar soluções inovadoras em um ambiente regulatório flexível. 

"Estamos felizes porque a gente está amadurecendo o ecossistema de inovação através das hélices, das instituições, das empresas, instituições privadas de ensino e o poder público. Tivemos 12 projetos importantes conduzidos por várias frentes dentro desse processo e a expectativa é muito boa, de que a gente vá avançar ainda mais. As hélices envolvidas com a gente têm o objetivo de gerar uma cidade inovadora e de oportunidades para todos", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A Secretaria Municipal de Educação está liderando o projeto "Green School", que prevê um turno inverso para as escolas municipais da rede pública, com foco em desenvolver competências e habilidades para a economia verde e para o agronegócio do futuro, capacitando os alunos do 9º ano do ensino fundamental para que se tornem agentes de transformação. 

Já o projeto "Saúde Digital" ficou com a liderança da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde. O objetivo é apoiar a transformação da saúde pública através da digitalização e da conscientização sobre a importância da atenção primária, mensurar e monitorar o acesso dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (metodologia de acesso avançado), entre outros. 

O projeto de "Gestão Inteligente de Resíduos", sob a liderança da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca a construção de uma cidade "Lixo Zero", com separação de resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos, promovendo oportunidades econômicas para a indústria de reciclagem e transformação de orgânicos em biomassa da compostagem. 

A Prefeitura já conta com a implantação do "Lixo Zero" no Paço Municipal, em 23 escolas e com 250 professores e 145 funcionários capacitados à metodologia. Além disso, realizou eventos com o "Lixo Zero" (abertura do ano letivo com 1400 professores e a Festa do Milho). 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte


17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho


17/05/2024 10:03

Semana do MEI terá palestras e regularização de débitos em Lucas do Rio Verde

Ação será realizada pela Prefeitura e Sebrae de 20 a 24 de maio


14/05/2024 14:07

Transparência: Prefeitura apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 no dia 28

Audiência acontecerá na Câmara Municipal e será transmitida pelo Youtube


06/05/2024 08:00

Declaração Anual do Simples Nacional deve ser entregue até 31 de maio pelos MEIs

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde oferece apoio aos empreendedores no momento da declaração


30/04/2024 08:00

Investimentos em obras e projetos em andamento são divulgados pela LDO

Ao total, as obras receberão investimento de R$ 241,6 milhões


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais


26/04/2024 11:25

Empregador doméstico e Microempreendedor têm até 1º de maio para se inscrever no DET

O cadastro deve ser realizado no site do Governo Federal


24/04/2024 09:37

LDO 2025: audiência pública acontece nesta quinta-feira (25)

População poderá participar de forma presencial e on-line


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h