SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

19/05/2024 08:09:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=desenvolvimento-economico-planejamento-e-cidade&cod=11389

Pacto pela inovação é firmado durante o Show Safra em Lucas do Rio Verde

Consultor do projeto, espanhol Josep Piqué, palestrou sobre inovação no evento
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
22/03/2023 11:10

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O primeiro dia de Show Safra teve o lançamento do pacto pela inovação em Lucas do Rio Verde, projeto voltado para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, apoiado pela Prefeitura e outras diversas instituições e empresas do município. A feira segue até a sexta-feira (24). 

A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Fundação Rio Verde, na noite desta terça-feira (21), e teve a presença de autoridades, como o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o prefeito Miguel Vaz, secretários municipais, vereadores e demais autoridades. 

“É um momento marcante para Lucas do Rio Verde, pois agora temos outra visão de futuro e inovação, de ser um projeto da sociedade, construído por todos. Desta forma, será construída a nossa cidade inovadora, inteligente e que vai proporcionar mais competitividade e qualidade de vida”, disse o prefeito Miguel. 

Para construir uma cidade inovadora, os pilares que constituem o pacto pela inovação são a união entre o poder público, a sociedade civil organizada, universidades e instituições, além da iniciativa privada. 

“Temos a missão de, em 10 anos, ser referência em green economy, que é uma economia verde. Temos muita coisa feita para esse rumo aqui na cidade e, enquanto poder público, o maior desafio é ser exemplo e dar condições para que as pessoas desenvolvam essa visão de futuro, e hoje demos esse passo”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto. 

Durante o evento, o consultor pelo pacto da inovação em Lucas do Rio Verde, Josep Miquel Piqué, palestrou sobre o que é inovação e quais serão os caminhos percorridos a partir de agora para implantá-la no município. 

Josep Miquel Piqué é engenheiro de telecomunicações, formado pela La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, mestre pela Esade e doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull. 

É consultor da direção geral da Política Regional e Urbana (DG Regio) da Comissão Europeia e membro da equipe de especialistas em Políticas de Inovação e Competitividade, da Comissão das Nações Unidas para a Europa (Unece). 

“Os pactos de inovação são mecanismos que temos para articular que o poder público, universidades e empresas trabalhem juntos, que cresçam com sustentabilidade, prosperidade. O pacto é a articulação entre esses agentes, um mecanismo para visão de futuro, para poder desenvolver um grande projeto a médio e longo prazo”, explicou o especialista em inovação. 

Apoiam o projeto a Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), além da Prefeitura do Lucas do Rio Verde, a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), CDL, Sebrae, Sicredi, Unilasalle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), Seciteci, Senai, Sicoob, Sicredi, OAB Lucas, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde e mais de 80 empresas da iniciativa privada.

No ano passado, a aprovação da Lei Municipal nº 3.457/2022 regulamentou o incentivo e apoio a inovação e tecnologia em Lucas do Rio Verde. Ainda na cerimônia desta terça-feira, o prefeito Miguel Vaz sancionou outros três decretos relacionados a inovação, sendo: nº 6.277, nº 6.279, nº 6.278.  

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO. 

Programação da Prefeitura na feira 

Na sexta-feira (24), às 8h, o lançamento do projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar será a atração do estande do Executivo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura, Embrapa e Empaer, para desenvolver e aprimorar a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos. 

O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de pesquisa, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.

O lançamento oficial da Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será realizado durante o Show Safra, na sexta-feira, às 15h30, e contará com autoridades locais, equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Associação dos Contabilistas de Lucas do Rio Verde e outros.
 

Confira a programação completa do Show Safra. https://www.showsafra.com.br/

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte


17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho


17/05/2024 10:03

Semana do MEI terá palestras e regularização de débitos em Lucas do Rio Verde

Ação será realizada pela Prefeitura e Sebrae de 20 a 24 de maio


14/05/2024 14:07

Transparência: Prefeitura apresenta prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 no dia 28

Audiência acontecerá na Câmara Municipal e será transmitida pelo Youtube


06/05/2024 08:00

Declaração Anual do Simples Nacional deve ser entregue até 31 de maio pelos MEIs

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde oferece apoio aos empreendedores no momento da declaração


30/04/2024 08:00

Investimentos em obras e projetos em andamento são divulgados pela LDO

Ao total, as obras receberão investimento de R$ 241,6 milhões


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais


26/04/2024 11:25

Empregador doméstico e Microempreendedor têm até 1º de maio para se inscrever no DET

O cadastro deve ser realizado no site do Governo Federal


24/04/2024 09:37

LDO 2025: audiência pública acontece nesta quinta-feira (25)

População poderá participar de forma presencial e on-line


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h