SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

20/05/2024 10:20:39

Cronograma de implementação da Base Nacional Comum Curricular é apresentado em reunião

Representantes de segmentos ligados à Educação estão participando do processo
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
19/07/2018 16:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde promoveu nesta quarta-feira (18) mais um encontro sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e contou com cerca de 150 pessoas.

Participaram do encontro representantes dos segmentos ligados à educação, entre eles representantes do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, de grêmios estudantis, gestores e coordenadores escolares, assessores pedagógicos e professores.

A BNCC tem a finalidade de servir de referência para os sistemas de ensino, fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, superar a fragmentação das políticas educacionais, fortalecendo regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.

Entre as ações necessárias para implementação da BNCC estão: (re)elaborar o currículo da rede de ensino a partir das diretrizes da BNCC (Parte Diversificada complementa e enriquece a base comum, respeitando características regionais e locais da sociedade), (re)elaborar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da instituições de ensino, formar professores e gestores escolares para trabalhar o conteúdo da BNCC em sala de aula (planejamentos, avaliações internas, etc.), adequar materiais didáticos e repensar avaliações nacionais, estaduais e municipais (a partir de 1 ano da publicação da BNCC). O prazo máximo de todas as ações é até janeiro de 2020.

A professora Izana Zanardo, membro da Comissão Técnica Regional, conduziu a reunião e repassou um histórico sobre a construção nacional da BNCC, pontuando as legislações e as normas que amparam o currículo no Brasil. Também foi disponibilizado o cronograma de previsão das ações de implementação da Base.

Os próximos passos, segundo ela, são as orientações sobre elaboração dos PPPs das instituições de ensino, adequações de documentos legais da rede de ensino articulados com as diretrizes da BNCC, revisão das avaliações de alunos e adequação de critérios e formulários de registros, formação continuada de equipes gestoras e professores e acompanhamento do processo de implementação nas instituições escolares.

“A aprendizagem é o elemento articulador central de qualquer definição curricular e o professor tem papel importante e fundamental neste processo de implementação. A BNCC só vai acontecer efetivamente se o professor trabalhar com os objetivos de aprendizagem, constantes na Base”, destacou Izana.

Aprovada em 2017, a BNCC é amparada pela Constituição Federal, LDB e outras normas legais, que reforçam o caráter orientativo e obrigatório da BNCC. Após aprovação nas esferas estaduais e municipais, o documento vai nortear a elaboração dos livros didáticos, bem como o currículo da rede e o Plano Político e Pedagógico das escolas.

A secretária de Educação, Cleusa De Marco, pontuou a respeito da importância da opinião de todos os envolvidos no processo educacional e fez um apelo aos presentes e à sociedade luverdense. “Acessem a proposta curricular encaminhada pelo Estado, tomem conhecimento do que diz a BNCC e participem com contribuições, pois a BNCC fará parte da proposta curricular das redes municipal, estadual e privada do município”.

Fotos:

20/05/2024 09:09

Seletivo 03/2024 é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Os aprovados devem permanecer atentos às publicações dos Editais de Convocação

11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde

11/05/2024 12:39

UAB/UFMT: Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Tutor Presencial para o curso de licenciatura em Geografia

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de maio

09/05/2024 11:40

2ª Mostra Municipal de Foguetes será nesta sexta-feira (10)