SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

19/05/2024 06:33:38

Curso de formação em ensino híbrido capacita profissionais da Educação

Modalidade une ensino tradicional e tecnologias digitais
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
24/06/2021 10:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Entre os dias 21 a 23 de junho, a Secretaria de Educação promoveu o curso de Ensino Híbrido para os profissionais da área, desde gestores a professores, ministrado pelo psicanalista e pedagogo Geraldo Peçanha (Curitiba-PR).

Modalidade que tem ganhado cada vez mais espaço com a pandemia e a flexibilização da quarentena, o procedimento é a união entre o ensino presencial e ensino on-line, integrando educação e tecnologia. No curso, os docentes definiram o Plano Extraordinário de Intervenção Pedagógica.

Para a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, o curso foi primordial para que o setor defina novos métodos de ensino e nenhum aluno deixe de aprender. “Os alunos estão retornando às aulas presenciais gradativamente. O Plano Extraordinário é focado na retomada dos conteúdos básicos, que durante a pandemia não foi possível trabalhar com os alunos. Com duração de seis meses, o Plano é para que as nossas crianças e adolescentes possam avançar no processo de ensino e aprendizagem, tanto nas aulas presenciais quanto nas plataformas digitais”, informa a secretária.

Geraldo Almeida Peçanha, palestrante dos três dias de curso, é psicanalista e pedagogo pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, de São Paulo. É autor de mais de 70 livros, entre infantis, livros para educadores, pais e livros de autoconhecimento. Geraldo acredita no potencial do método. “O professor precisa entender que a criança deste tempo precisa de uma metodologia deste tempo e isso encontra consonância com o ensino híbrido e com a educação mediada pela tecnologia”, analisa o pedagogo em seu livro “Ensino Híbrido, rotas para implantação na educação infantil e no ensino fundamental”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, esteve no curso conversando com os profissionais da Educação. “A educação híbrida já é realidade inegável às nossas necessidades de adaptação aos novos tempos. As instituições precisam proporcionar aos estudantes não apenas uma aprendizagem de qualidade, mas também segurança diante da crise de saúde”, pondera Miguel.

11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde

11/05/2024 12:39