SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

18/04/2024 20:33:19

Estudantes realizam colheita nas hortas escolares

Nesta semana, várias escolas iniciaram a colheita de legumes e verduras
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
07/06/2018 11:11

(Foto: Arquivo pessoal)

Com o objetivo de incentivar uma alimentação saudável, promover a educação ambiental e a revitalização dos espaços verdes das unidades de ensino, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde desenvolve nas escolas municipais o projeto Cheiro Verde.

Desde o ano passado as hortas escolares passaram por revitalização e em algumas unidades foram construídos novos canteiros. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Obras também são parceiras do projeto.

A revitalização passou pelas escolas Vinícius de Moraes, São Cristóvão, Caminho para o Futuro, Olavo Bilac, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Cecília Meireles, Menino Deus, Érico Verissimo, Anjo Gabriel e Anjo da Guarda.

Foram construídas hortas nas creches Menino Jesus e Irmãs Carmelitas de Vedruna e nos centros de educação infantil Pequeno Príncipe e Aquarela. Recentemente, foi iniciada a construção da horta no CEI Balão Mágico e também está programada para este ano na CEI Girassol.

Nesta semana, várias escolas iniciaram a colheita de legumes e verduras. A atividade é realizada pelas crianças e é uma oportunidade para aprenderem como cultivar os alimentos, desde a germinação das sementes, plantio das mudas até a colheita.

De acordo com a coordenadora do projeto Cheiro Verde, Lindonésia Andrade, todo este processo desenvolve no aluno o senso de preservação ambiental e o desejo de consumir os alimentos que são produzidos por eles. “Como as crianças ajudam no plantio, a cuidar e na colheita, isso desperta nelas a vontade de comer estas verduras, sendo assim, é um incentivo a uma alimentação saudável. E essa produção é utilizada na merenda escolar”, explica.

15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

12/04/2024 10:56