SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

20/05/2024 06:00:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=12834

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
15/04/2024 14:53

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Tornar Lucas do Rio Verde uma referência em Economia Verde em 10 anos. Esse é o maior objetivo do "InPacto Lucas", que reuniu mais de 50 pessoas da mesa na sexta-feira (12), na sede do Sicredi Ouro Verde, para apresentar o status dos projetos que estão sendo implantados no município. Estiveram presentes, além da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições e integrantes do "Pacto pela Inovação". Na oportunidade, foi votada e aprovada a continuidade dos 12 projetos que já estão em andamento. 

Os 12 projetos do "InPacto Lucas" são: Crédito Verde; Green Hub; Startup Lucas; Grande Evento de Inovação e Green Economy; Green School; Professores Inovadores; Gestão Inteligente de Resíduos; Think Tank; Agro 4.0; Escola de Empreendedorismo e Inovação; Sandbox Cidade Digital e Saúde Digital.

"Um momento muito importante para o "InPacto Lucas", para o nosso projeto de inovação do município. Os 12 projetos foram apresentados de forma bastante consistente, cada um com seu status e todos muito importantes na minha visão. Projetos que contemplam saúde, educação, empreendedorismo, tecnologia para o agro, etc. Portanto, o projeto caminha com passos firmes, passos bem consistentes na direção da construção de um futuro economicamente sustentável. Nossa meta é criar, aqui, um ambiente de inovação desde a base, desde a educação, e sermos referência internacional em economia verde em 10 anos. Então, é uma mudança cultural e mental ter essa prática pela inovação. É dessa forma que a gente vai construir o futuro que nós queremos", comentou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, que participou da votação. 

Com a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, o projeto "Startup Lucas" tem o objetivo de criar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador com foco na geração, retenção e atração de startup de base tecnológica para o município. O programa "Chamada de Impacto", que começa hoje (15) e irá capacitar empreendedores da cidade durante 12 semanas, faz parte do projeto Startup Lucas. Outro projeto que está sob a sua liderança é o 'Sandbox Cidade Digital", que tem como meta transformar a cidade em um laboratório de testes, onde a Prefeitura, empresas, startups e instituições acadêmicas possam desenvolver, testar e escalar soluções inovadoras em um ambiente regulatório flexível. 

"Estamos felizes porque a gente está amadurecendo o ecossistema de inovação através das hélices, das instituições, das empresas, instituições privadas de ensino e o poder público. Tivemos 12 projetos importantes conduzidos por várias frentes dentro desse processo e a expectativa é muito boa, de que a gente vá avançar ainda mais. As hélices envolvidas com a gente têm o objetivo de gerar uma cidade inovadora e de oportunidades para todos", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A Secretaria Municipal de Educação está liderando o projeto "Green School", que prevê um turno inverso para as escolas municipais da rede pública, com foco em desenvolver competências e habilidades para a economia verde e para o agronegócio do futuro, capacitando os alunos do 9º ano do ensino fundamental para que se tornem agentes de transformação. 

Já o projeto "Saúde Digital" ficou com a liderança da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde. O objetivo é apoiar a transformação da saúde pública através da digitalização e da conscientização sobre a importância da atenção primária, mensurar e monitorar o acesso dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (metodologia de acesso avançado), entre outros. 

O projeto de "Gestão Inteligente de Resíduos", sob a liderança da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca a construção de uma cidade "Lixo Zero", com separação de resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos, promovendo oportunidades econômicas para a indústria de reciclagem e transformação de orgânicos em biomassa da compostagem. 

A Prefeitura já conta com a implantação do "Lixo Zero" no Paço Municipal, em 23 escolas e com 250 professores e 145 funcionários capacitados à metodologia. Além disso, realizou eventos com o "Lixo Zero" (abertura do ano letivo com 1400 professores e a Festa do Milho). 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE EDUCAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde


11/05/2024 12:39

UAB/UFMT: Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Tutor Presencial para o curso de licenciatura em Geografia

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de maio


09/05/2024 11:40

2ª Mostra Municipal de Foguetes será nesta sexta-feira (10)

Evento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde deve reunir aproximadamente 400 alunos


07/05/2024 16:45

UAB/UFMT abre processo seletivo para especializações a distância em Lucas do Rio Verde

Vagas são para Novas Tecnologias e Linguagens no Ensino de Língua e Literatura e Ensino de Matemática


07/05/2024 16:21

Curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem vagas remanescentes disponíveis

UAB/UFMT abre vagas para Lucas do Rio Verde em processo seletivo e inscrições vão até o dia 11 maio


07/05/2024 13:54

Sustentabilidade: Programa Lixo Zero avança nas escolas municipais de Lucas do Rio Verde

Processo de implantação já está ocorrendo em 23 unidades escolares da rede municipal


06/05/2024 17:11

“Nós Podemos Nadar” é campeã na segunda etapa do estadual de natação

Foram dois dias de muita competição na Escola Municipal Caminho para o Futuro


02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município


30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano


30/04/2024 08:18

Reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello será entregue nesta terça-feira (30)

Investimento do Estado e Município é de R$ 3.1 milhões


29/04/2024 15:02

Educação de Lucas do Rio Verde receberá equipamentos tecnológicos do Governo de MT

Escolas municipais serão estruturadas com mais Chromebooks, Smart TVs e gabinetes de recarga