SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

19/04/2024 04:15:51

Lucas do Rio Verde será representada em torneio de robótica no Distrito Federal

Estudantes da rede municipal mostrarão soluções inovadoras por meio de robôs
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
07/02/2023 09:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O final de semana será agitado para os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Lucas do Rio Verde. Na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de fevereiro, será realizada a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL). É o segundo ano que o município participa das competições envolvendo batalhas de robôs e mostras de trabalhos de inovação.

Este ano, os alunos que participarão, são: da Escola Olavo Bilac: Isabelly Santos Barros e Vitor Manoel Costa Cabral de Sousa; da Escola Eça de Queirós: Kaio Henrique Flor Todescatt e Kauan Otávio Cavalheiro Bueno; da Escola Estadual Márcio Schabatt: Enzo Polesso de Oliveira; e da Escola Estadual Angelo Nadin – sala anexa à Escola São Cristóvão: Gustavo Bobato Delfino da Silva.

Os alunos participarão da Categoria Challenge, voltada para crianças de 9 a 16 anos. Nesta categoria existem eventos regionais, nacionais e internacionais.

O professor Rafael Jui, coordenador do Centro de Robótica de Lucas do Rio Verde, falou do preparo dos alunos para enfrentar a competição. “Estarão nesta competição os alunos que mais se destacaram nos torneios do ano passado. Um dos experimentos criados, que será apresentado, é o carrinho de rolimã, que gera energia para carregar celulares”, explica.

O estudante Kaio Henrique Flor Todescatt está animado e confiante. “Estou muito ansioso para o dia. Espero que dê tudo certo nesse desafio”.

Operada no Brasil pelo Sesi - Serviço Social da Indústria, ao longo de uma temporada, na competição, as equipes de até 10 estudantes desenvolvem um robô LEGO® que deve cumprir missões em uma mesa: o Desafio do Robô. Além disso, os estudantes precisam encontrar uma solução inovadora a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada (SUPER POWERED), neste caso uma ideia inovadora relacionada a energias sustentáveis.

Os times precisam ter um bom equilíbrio em todas as categorias para a progressão (Desafio do Robô, Design do Robô, Pesquisa e Core Values).

Caso sejam classificados, os estudantes estarão aptos a participarem da Etapa Nacional, em São Paulo, onde concorrem a uma vaga na Etapa Mundial, que será realizada nos EUA.

Fotos:

15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

12/04/2024 10:56

Aprovados nos cursos de Geografia e Química devem fazer a matrícula a partir de segunda-feira (15)

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone: 3548-2326 / 3548-2327

11/04/2024 16:47

Referência Nacional! Lucas do Rio Verde é ouro nos 50 metros livre na categoria Petiz 2

A nadadora conquistou o pódio, na Primeira Etapa Estadual de Natação

10/04/2024 15:37

Educação promove capacitação com professores sobre o autismo