SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

18/04/2024 20:34:31

Projeto de alunas de Lucas do Rio Verde é finalista em concurso nacional

Iniciativa visa evitar desperdício de alimentos da merenda escolar
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
01/05/2023 10:00

(Foto: Sec. de Educação)

Observando a quantidade de alimento desperdiçado durante a merenda, alunas da Escola Municipal Vinícius de Moraes desenvolveram um projeto de conscientização para mudar essa realidade. A iniciativa das estudantes de Lucas do Rio Verde concorre com outras boas práticas do Brasil no concurso nacional Educador Transformador 2023.

Com o tema “Lugar de Comida é no Prato, Não no Lixo - Xô Desperdício”, a ideia surgiu do grupo “Mega Gênias”, que reúne alunas do 5º ano. A partir dessa iniciativa houve uma redução de até 30% no desperdício, dependendo do alimento.

Iniciado em maio de 2022, durante duas semanas elas monitoram a hora do recreio e o comportamento alimentar de todos os estudantes da escola. Ao término da merenda, tudo aquilo que era deixado no prato foi pesado e as informações eram inseridas em um gráfico, que ficava disponível diariamente para todos da escola.

Após esse trabalho de catalogação de tudo aquilo que foi desperdiçado, o grupo passou em todas as salas para conscientizar sobre a importância de evitar que o alimento vá para o lixo. O trabalho acabou se estendendo e, até o fim do ano passado, outras duas visitas foram realizadas, inclusive com a participação da nutricionista escolar.

Além de monitorar a merenda, a equipe utilizou da tecnologia, através da plaquinha de microbit, para desenvolver um protótipo que avalia a aceitabilidade dos alunos quanto ao lanche servido. “Um dos quesitos para inscrever o projeto é o uso da tecnologia. Então, além de trabalhar a questão do alimento, nós trouxemos essa inserção da linguagem de programação com as crianças e adolescentes. Desenvolvemos todo esse trabalho contando com o apoio também da professora Facione Borges. Estamos muito gratas pelo resultado”, comenta Kátia Mundim, professora que acompanha a equipe, que faz parte do Projeto EstroGênias – Meninas na Ciência.

O projeto das alunas luverdenses é finalista para o Prêmio Educador Transformador 2023. O concurso teve 2.897 inscritos, mas apenas 70 foram selecionados para a etapa final. Lucas do Rio Verde é o único município de Mato Grosso nessa fase da premiação, concorrendo na categoria de Educação Infantil, junto a outras iniciativas do Centro-Oeste.

Os vencedores serão apresentados durante o evento Bett Brasil, que será realizado de 09 a 12 de maio, em São Paulo.

15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

12/04/2024 10:56