SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

29/03/2024 03:53:35
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=11391

Projeto Futebol de Rua pela Educação é implantado na Escola Cecília Meireles

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua e Rumo Logística
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
22/03/2023 17:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua, empresa Rumo Logística e Escola Municipal Cecília Meireles lançou em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na quadra de esportes da instituição de ensino, o Projeto Futebol de Rua pela Educação, com crianças e adolescentes desta comunidade do bairro Tessele Junior.

O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2006 e é desenvolvido conforme a Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438. Conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano. Em Lucas do Rio Verde, as atividades do programa já iniciaram, sendo no contraturno escolar. Serão atendidas cerca de 100 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e da tarde.
     
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição. “O projeto nasceu de um anseio do fundador em trabalhar o esporte e a educação de forma acessível para meninos e meninas que vivem em áreas e zonas de maior vulnerabilidade social. Então, essa é a pegada do projeto, é o desenvolvimento social, é o esporte para o desenvolvimento. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores”.

Desde a criação, a organização já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba (PR), hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 22 estados, atendendo aproximadamente 5.500 meninos e meninas, entre 7 a 17 anos, em diversos projetos sociais. 

Vinícius Roder Corrêa é o responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, empresa responsável pela construção e exploração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Ele explicou a escolha do município para aplicação do projeto. “Lucas do Rio Verde, por ser o município que temos como destino final da ferrovia, é de suma importância estreitar laços com projetos sociais com as cidades que fazem parte do trajeto”, analisa.

A cerimônia terminou com assinatura do Acordo de Cooperação, que autoriza o início da execução do projeto em Lucas do Rio Verde, entre o prefeito Miguel Vaz, Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação e Vinícius Roder Corrêa representando a Rumo Logística. “Agradeço o apoio da Rumo que, antes da ferrovia chegar, já está trabalhando com projetos sociais e esse é muito importante, pois vem exatamente para contribuir à melhoria da educação do aluno. Meus agradecimentos também ao Projeto Futebol de Rua pela Educação por abraçar a nossa cidade”, discursou o prefeito Miguel Vaz.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora municipal, Derlise Marchiori, do gestor da escola, Leandro de Souza, o assessor pedagógico (representando a Secretaria de Educação), Osmar Cícero, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolecente, Debora Carneiro, dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlademir Mesquita, além de pais e alunos da comunidade escolar. 

EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular


28/03/2024 09:00

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março


26/03/2024 11:20

Prefeitura divulga resultado preliminar do Seletivo Emergencial da Educação

Prazo para recurso administrativo termina nesta terça-feira (26)


25/03/2024 11:15

Inscrições do Seletivo da Saúde, Educação e Administrativo terminam terça-feira (26)

Interessados devem acessar o site do Instituto Selecon


24/03/2024 20:08

Corridas de rua abrem a Semana da Água em Lucas do Rio Verde

Programação com apresentações culturais e visitas escolares serão realizadas até o dia 28 de março


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores


22/03/2024 10:35

Mais de 1.000 estudantes visitaram o Show Safra e se encantaram com as atrações

O foco foi oportunizar os estudantes a conhecer a feira para o desenvolvimento acadêmico e pessoal


21/03/2024 14:10

Escolas de Lucas do Rio Verde são classificadas para o Prêmio Educador Transformador

Projetos estão classificados na etapa estadual e podem chegar a regional e nacional


21/03/2024 10:45

Stand Show Safra Connect recebe projeto de Robótica Municipal

Durante as visitas, a Secretaria de Educação tem mostrado tudo sobre ciência, inovação e tecnologia


19/03/2024 09:48

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre seletivo para contratação de Professor e Monitor

O objetivo é atender necessidade temporária de forma urgente e emergencial para as atividades de docência e apoio escolar na rede municipal


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município