SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

24/04/2024 01:38:42

UAB polo Lucas do Rio Verde fecha 2022 com abertura de novos cursos

Além de mais oportunidades, aulas presenciais retornaram pós-pandemia
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
21/12/2022 16:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Lucas do Rio Verde, apresentou relatório das atividades realizadas em 2022. Após período pandêmico, neste ano o diferencial na instituição foi a retomada das aulas presenciais, no mês de maio, além da abertura de novos cursos.

Atualmente, 11 cursos estão sendo ofertados ao cidadão luverdense pela UAB, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso- campus octayde Cuiabá. As graduações ofertadas são: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em História, bacharelados em Ciência e Tecnologia, Matemática e Administração.

Foram concluídos este ano três cursos de graduação: licenciatura em Matemática, bacharelados em Administração Pública e Sistemas para Internet, além de quatro cursos de pós-graduação.

“Os desafios foram enormes durante a pandemia, pois as mudanças de projetos precisaram acontecer da noite para o dia. Agora, retomar esses alunos que já estão há um ano e meio estudando de suas casas, é um desafio muito grande. Mas vejo que o ser humano se adapta e, para as discussões acadêmicas, o presencial é muito necessário para o progresso da educação”, avaliou na época a coordenadora do polo, Juliana Gonçalves de Souza França.

O polo UAB/LRV conta atualmente com 177 alunos, divididos em oito turmas. O objetivo para 2023 é que o número aumente pelas novas ofertas de cursos, como a especialização de Engenharia Ferroviária, bacharelado em Ciência e Tecnologia, entre outros.

A estrutura física passou por revitalização para melhor atender a demanda dos novos cursos e acadêmicos. Foram trocadas as divisórias por paredes de gesso, expansão da sala de tutoria, troca de pisos, instalação de tomadas, nova rede elétrica do laboratório e biblioteca.

“Uma das metas da gestão é fortalecer o polo da UAB, que já está consolidado como uma opção de ensino superior gratuito para o cidadão luverdense. Durante esses dois anos, além de dar sequência nos cursos de graduação e especialização, fizemos algumas reformas no prédio e ofertamos o curso de especialização em Engenharia Ferroviária, um grande diferencial para o futuro desenvolvimento da cidade e região”, avaliou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social

19/04/2024 14:27