SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

UAB/UFMT forma duas turmas em Lucas do Rio Verde

Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
12/04/2018 08:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), formou duas novas turmas. A sessão solene de outorga de grau foi realizada na noite desta quarta-feira (11), no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal e contou com a presença da coordenadora de tutoria, Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, que representou a reitora da universidade, Myrian Serra, do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Günter Stechert, da vereadora Cristiani Dias, das equipes do polo da UAB e da Secretaria de Educação, professores, tutores e familiares dos formandos.

Os estudantes receberam a outorga de grau dos cursos de graduação em Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol. Formaram acadêmicos dos municípios de Lucas do Rio Verde (13), Sorriso (7) e Colíder (4). Dos 24 formandos, 14 participaram da solenidade.

Os cursos tiveram duração de quatro anos e as aulas foram realizadas na modalidade à distância por meio da UAB.

“Os alunos se esforçaram muito para chegar até aqui, porque o curso faz parte de um projeto experimental da UFMT com a UAB e a Capes, então como foi a primeira turma, pouca experiência também com relação à educação à distância no curso de Letras, em relação à Pedagogia, a UFMT já é bastante experiente. Foi um desafio tanto para a UFMT e muito mais para os alunos porque a modalidade à distância é bem diferente da presencial e exige mais dedicação. Foi uma experiência muito proveitosa e hoje o Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT está pronto para ofertar qualquer curso à distância em termos de línguas”, pontuou a coordenadora dos cursos, Lindinalva Zagoto Ferreira.

Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês, a pedagoga Marinalva da Silva recebeu sua segunda outorga de grau e declarou que “foi muito gratificante, como pessoa e como profissional vai ajudar muito na carreira”.

A professora de biologia, Salete Fernandes Trindade, de Sorriso, também realizou a segunda formação e destacou que, apesar do processo longo, a graduação valeu a pena. “Foi uma caminhada longa e muito autodidata, depende muito também da nossa determinação, de estudar bastante, mas conseguimos terminar. Meu objetivo era ter um título de graduação em língua estrangeira e eu tive a oportunidade de cursar”, comentou.

A secretária-adjunta de Educação de Lucas do Rio Verde, Eliana Dias Mendes, também participou da solenidade e enfatizou o trabalho do Executivo Municipal em dar continuidade aos projetos educacionais e a expansão dos cursos superiores. “O prefeito Luiz Binotti não tem medido esforços para que o ensino superior se consolide de fato no nosso município, nós já temos universidades que atuam aqui e vêm incrementando isso com cursos à distância e agora também com cursos presenciais, como no caso da Unemat. Continuamos trabalhando para ofertar à população o que ela mais precisa”, afirmou.

07/05/2024 16:45

UAB/UFMT abre processo seletivo para especializações a distância em Lucas do Rio Verde

Vagas são para Novas Tecnologias e Linguagens no Ensino de Língua e Literatura e Ensino de Matemática

07/05/2024 16:21