SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

19/05/2024 01:39:09

Administração Municipal e Nova Rota Oeste discutem contorno rodoviário na BR-163

Travessias urbanas também estavam na pauta da reunião realizada em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
08/08/2023 11:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A duplicação da BR-163, bem como alterações no traçado da rodovia para um melhor tráfego na via que transporta grãos na região, e ainda, a construção de viadutos e travessias urbanas, são temas que estão no radar da Administração Municipal, pensando nos próximos anos e no crescimento de Lucas do Rio Verde.

Os assuntos foram pauta de uma reunião, realizada nesta segunda-feira (07), no Paço Municipal, onde estiveram reunidos o prefeito Miguel Vaz, acompanhado do secretário de Governo e Administração, Alan Togni, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o secretário adjunto da pasta, Danilo Messias, junto com a equipe de engenharia e área de apoio da Nova Rota do Oeste.

Esse foi o segundo encontro realizado com a equipe da Concessionária. O prefeito Miguel Vaz defende a construção do contorno rodoviário, tirando a BR-163 do perímetro urbano. “A gente aprofunda justamente essa discussão sobre um contorno rodoviário. Sobre a rodovia passar fora do perímetro urbano da nossa cidade, a gente entende que essa é a melhor solução que temos e é isso que nós estamos defendendo para Lucas do Rio Verde, para que aqui, tenhamos então um contorno rodoviário e que no futuro quando feito esse contorno rodoviário, transforme ela (BR-163) numa avenida muito mais acessível, com menos complicações com o trânsito, na travessia dos nossos trabalhadores no dia a dia na BR-163 hoje existente. É claro que é necessário estudo de viabilidade. A Nova Rota do Oeste já sinalizou que vai iniciar os estudos, que vai demonstrar exatamente quais os pontos, qual seria esse traçado mais eficiente e o melhor custo-benefício”, observou o prefeito.

Caso o estudo demonstre que seja inviável o contorno rodoviário, o projeto de pavimentação de travessias também é uma opção, aponta o prefeito. “Caso isso não aconteça, obviamente a gente discutiu toda a parte das travessias urbanas aqui no perímetro urbano e também todas as obras ao longo do município”, disse o gestor.

O diretor de Engenharia, Rodrigo Lovatto, o gerente de Engenharia, Danillo Oliveira, o gerente de Relações Institucionais, Roberto Madureira e o coordenador de Engenharia da empresa, Paulo Adriano, participaram das discussões, tendo em vista as necessidades da cidade. As demandas serão levadas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, órgão regulador que avalia as alterações.

“Seriam duas situações, ou as travessias urbanas ou desvio da rodovia, que para a empresa Rota do Oeste, seria mais viável neste momento. Do ponto de vista de viabilidade, a gente sempre defende o que é melhor tecnicamente. Isso só conseguimos descobrir com estudos que vão sendo feitos. Então, assim, indiferente para concessionária, a gente vai sempre defender qual é a melhor solução técnica. E quando falamos em melhor solução técnica, é aquela que traz melhor fluidez de tráfego, a melhor condição de segurança viária e, a melhor convivência entre rodovia e município”, explica o gerente de Relações Institucionais.

Roberto Madureira avalia que a reunião foi positiva, levando em conta as informações que foram trazidas pela equipe da Prefeitura, com apresentações técnicas. “Então, a gente hoje sai daqui muito satisfeito com o nível de informações e o nível que o município tem, mas também especificamente da travessia urbana e também olhando para o futuro. Falamos um pouco aqui sobre sustentabilidade nas ideias que a gente vai trazer. Então, trazemos ideias que contemplam as ferrovias que estão para chegar, contemplam as novidades que essa rodovia vai trazer e obviamente, também o crescimento do próprio município”, analisa.

O estudo contempla uma travessia na Avenida Universitária com a Avenida das Nações, uma na Avenida Goiás e outra na Avenida Tocantins. A ideia é realocar um dispositivo, localizado na MT-235, para o perímetro urbano, contemplando quatro travessias.

“A gente pensa sempre em contemplar as quatro travessias, para que nossos trabalhadores e para as pessoas que hoje se deslocam de um lado para outro da cidade, cortando a rodovia, tenham mais segurança, mais tranquilidade e menos tempo na travessia urbana da nossa cidade”, concluiu o prefeito.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

Fotos:

15/05/2024 08:10

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Edson Martins dos Santos

14/05/2024 08:51

Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponibiliza novas licitações

10/05/2024 07:15

Lucas do Rio Verde celebra o dia da Padroeira na próxima segunda-feira (13)

O Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é feriado municipal

08/05/2024 09:13

Mais 10 contribuintes luverdenses foram premiados no sorteio do Emplaca Lucas

Campanha incentiva transferência e primeiro emplacamento de veículos; conheça os ganhadores e saiba como participar