SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

25/04/2024 19:52:13

Forças de segurança intensificam policiamento em todas as escolas de Lucas do Rio Verde

A medida é preventiva e visa aumentar a sensação de segurança dos luverdenses
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
06/04/2023 09:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, determinou, no início desta semana, que a Guarda Civil Municipal intensificasse as rondas ostensivas nas escolas da cidade. A solicitação de apoio também foi feita à Polícia Militar e à Polícia Civil, que têm atuado muito próximo à equipe de segurança do Município, sempre dispostos a colaborar.

A medida preventiva foi tomada após o registro de ameaça de um suposto massacre marcado para dia 11/04 na Escola Olavo Bilac, bem como a suspeita de rapto na Escola Caminho para o Futuro. Em ambos os casos, as secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública estão tomando as medidas cabíveis junto à Delegacia.

Nesta terça-feira (04), uma nova solicitação para reforçar o policiamento foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Vieira da Cunha.

“Estamos intensificando os trabalhos em todas as escolas da cidade: municipais, estaduais e particulares. Também solicitamos apoio nos locais onde há atividades com crianças e adolescentes, como as escolinhas e oficinas culturais, e ainda onde há maior fluxo de pessoas, como as praças e outros espaços de lazer. Sabemos que devido aos acontecimentos recentes no Brasil muitas pessoas estão assustadas, mas orientamos que mantenham a calma e, ao avistar qualquer atitude suspeita, denunciem”, enfatizou Cunha.

O secretário destaca que a Guarda Civil Municipal, dentro do seu planejamento, realiza policiamento escolar durante todo o ano letivo. “É um trabalho feito diariamente e que conta com a colaboração da população para denunciar. Vamos reforçar o policiamento e devemos manter essas ações mais fortes por tempo indeterminado. Queremos melhorar a sensação de segurança de todos os luverdenses“, completou.

Para fortalecer o sistema de segurança, a Gestão Municipal discute melhorias, como o cercamento digital e a implantação de outros aparatos eletrônicos. “Estamos debatendo o que é possível fazer para garantir a segurança de todos, especialmente das crianças nesse momento. Vamos seguir os cronogramas físico e financeiro para atuar nessa linha com a tecnologia a nosso favor. Também alertamos aos pais e responsáveis para dar uma atenção especial com relação ao comportamento das crianças e adolescentes, observar se há algo diferente na rotina, nas conversas, no uso da internet e até nas companhias”, destacou o secretário de Governo e Administração, Alan Togni.

Nacionalmente, dezenas de municípios registraram, nos últimos dias, ameaças de massacre, especialmente após o caso de São Paulo, onde uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após o ataque de um aluno. Nesta terça-feira, em Blumenau (SC), quatro crianças morreram após o ataque de um homem que pulou o muro da escola.

Desta forma, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que as equipes das escolas estão atentas e registrarão, conforme protocolo, todas as intercorrências. A orientação é para que sejam redobrados os cuidados em ambientes com fluxo de pessoas e que as informações sejam checadas com fontes oficiais antes de serem compartilhadas.

“Alertamos a população que tome cuidado também ao compartilhar áudios, vídeos e mensagens por aplicativos e redes sociais, pois muitas notícias falsas acabam sendo disseminadas atrapalhando o trabalho das forças de segurança. A disseminação de ameaças e fake News é crime. É importante que todas as informações sejam verificadas através de fontes oficiais para não causar ainda mais transtornos”, pontua o secretário Coronel Cunha, ressaltando que as forças de segurança continuarão o trabalho intensificado de rondas ostensivas.

Denuncie pelos telefones:
•    153  – Guarda Civil Municipal
•    190  – Polícia Militar
•    197 e (65) 3549-1555 – Polícia Civil
•    (65) 98464-0568 – Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE

Fotos:

22/04/2024 08:29

Confira as licitações abertas pela Prefeitura nesta semana

Os editais podem ser conferidos no site

19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo