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Procon de Lucas do Rio Verde registra 530 atendimentos no mês de setembro

A maior procura por atendimentos e orientações estão nos assuntos financeiros, serviços essenciais e produtos
Por Ascom Prefeitura
01/10/2019 14:15

(Foto: Ascom Prefeitura)


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O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de setembro um total de 530 atendimentos. Destes, 357 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 69,19% do total de atendimentos.

Também foram registradas 116 atendimentos “Simples Consulta”, 27 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 09 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de setembro, foram realizadas ainda 07 aberturas de reclamação e 14 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 14 CIPs e 22 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 19 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em setembro, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (221), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (186), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (46), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (45), saúde, como planos, mensalidades e reajuste (05) e habitação, como assuntos relacionados à parcelas e loteamentos (03).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 83 reclamações, o que corresponde a 15,63% do total. Na sequência aparecem as empresas: Claro S.A., com 22; Energisa Mato Grosso S.A., com 21; Lojas Avenida Ltda, com 19; Oi S.A. Telefonia Móvel, com 19; Brasilcard Administradora de Cartões Ltda, com 17; Banco Bradesco S.A., com 15; Havan Lojas de Departamentos, com 10; e Claro TV Sat S.A., com 10.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.

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