01/10/2023 21:22:42
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=infraestrutura-e-obras&cod=9468
(Foto: Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque)
No período das chuvas a condição das estradas rurais acaba ficando comprometida, devido à erosão causada pela água. Pensando nisso, a Secretaria de Infraestrutura e Obras iniciou uma revitalização na estrada vicinal que dá acesso à Comunidade Cedro, em Lucas do Rio Verde.
Os trabalhos foram realizados ao longo desta semana em cerca de 2,5 quilômetros de extensão da via, com acesso pela Rodovia da Mudança, a MT-449. De acordo com a secretaria, também foram feitas valetas em toda a extensão da estrada rural, para evitar atoleiros, facilitando a contenção da água.
O local é uma região de chácaras produtivas que fazem parte da agricultura familiar, o que faz com que a via seja bastante utilizada pelos agricultores para escoar a produção. Os moradores da região solicitaram também a implantação de lombadas na estrada, para que os veículos que trafegam pela via passem com velocidade reduzida. Serão implantas duas lombadas no trecho.
A dona de casa Salete Milan, que mora em uma das chácaras da comunidade há cerca de oito anos, relata que essa é a primeira vez que o serviço de cascalhamento é realizado na localidade. “A chuva deixou uma erosão grande. O trabalho está ficando ótimo, estávamos precisando muito, pois a estrada estava com muitos buracos, difícil até de passar. Agora a chuva vai ter saída”, celebrou a munícipe.
“Nunca veio cascalho para nós nesses anos que estamos aqui. Isso é uma coisa que a gente precisa muito e, se a gente não tiver o apoio da Prefeitura, não conseguimos fazer. Por isso, aproveitamos também para pedir as lombadas”, contou o marido de Salete, o agricultor Adão Orlando de Andrade.
O secretário de Obras, engenheiro Alexandre Orbolato, explica que o cascalho jogado no leito natural da estrada ajuda a impedir alagamentos, buracos, melhora a rodagem dos veículos, sem formar “trilhos” onde eles trafegam.
“Os moradores relataram que há muitos anos não recebiam cascalho. Isso vai ajudar muito a comunidade no escoamanento dos produtos da agricultura familiar, além de melhorar o acesso e a vivência como um todo”, destacou o secretário.
Nesta sexta-feira (12), o secretário esteve na Comunidade Cedro e, junto com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, acompanhou os trabalhos de cascalhamento.
“Estamos acompanhando de perto a agricultura familiar para dar suporte no que for necessário e possível para o desenvolvimento do setor. Nossa visita à região é justamente para estreitar a comunicação com os produtores e ouvir as demandas”, comentou Suzana.