SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E OBRAS

07/06/2023 17:33:00
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=infraestrutura-e-obras&cod=9066

Rede de esgoto do Bandeirantes e Parque das Emas está com quase 20 mil metros instalados

A instalação trará muitos benefícios para a população, como qualidade de vida e valorização imobiliária
Por Ascom Prefeitura/ Lina Obaid
24/08/2021 09:10

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Ter acesso ao saneamento básico adequado é um direito assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei nº. 11.445/2007. Diante disso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou o edital de contribuição de melhoria nº 01/2021.

O documento contempla a instalação da rede de esgoto dos bairros Bandeirantes e Parque das Emas, cujas obras já começaram em julho de 2020 e seguem avançando, com despesa prevista em um valor total de R$ 1.099.864,12, que inclui o material e a mão de obra.

Até o momento, 19.597 metros de rede de esgoto já foram instalados, sendo: 12.357 metros no Bandeirantes, 2.820 metros no Parque das Emas e 4.420 metros do coletor-tronco, que é o responsável pela destinação do esgoto até a estação de tratamento.

O saneamento básico é um conjunto de serviços, infraestrutura e instalações de abastecimento de água, esgoto, limpeza e drenagem urbana, entre outros. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no Brasil, até o momento, o volume de esgoto tratado é de 54,1%. Em Lucas do Rio Verde é de 36% e segue avançando.

O diretor do Saae, Maurício Fossatti, ressalta a melhora na qualidade de vida nas regiões onde há rede de esgoto. “Cidades e bairros com rede de esgoto instalada tendem a ter índices de doenças de veiculação hídrica reduzidos. E isso se dá, também, devido à preservação do meio ambiente, pois não haverá mais existência de fossas contaminando o solo e as águas subterrâneas”, frisou.

O valor dos imóveis também cresce progressivamente à medida que aumenta o percentual da população com acesso à rede de esgoto, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Nos últimos oito anos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras registrou 9.721 novas construções prediais, o que por sua vez, colabora no desenvolvimento econômico e geração de empregos no município.

Em contrapartida, o Executivo Municipal elaborou um estudo da análise da valorização, contribuição e melhoria que estas instalações trarão depois de prontas aos luverdenses residentes no Bandeirantes e no Parque das Emas.

A princípio, o Município levantou as necessidades da população dos bairros em questão, realizando um cálculo estimado da valorização imobiliária, que ficou em 3,5%.

Como é feita uma rede de esgoto?

De forma simples, primeiro, o local exato para a instalação da rede de esgoto é delimitado. Depois, um profissional de topografia define a profundidade da vala que será aberta para acomodar a tubulação. Na sequência, começam as escavações. A partir dali, é iniciada a instalação dos tubos. E por fim, começa a execução da rede de esgoto, por meio da ligação da rede de esgoto até a residência.

Quanto custa?

Embora oneroso e um pouco demorado, o processo de abertura de uma rede de esgoto do zero é de extrema relevância para a qualidade de vida dos contribuintes e, por isso, é um investimento que precisa ser levado em consideração.

Os valores das benfeitorias foram estipulados conforme metodologia de análise de valorização imobiliária, que considerou como base de cálculo a planta genérica 2019, com atualização de valor em 2021. O percentual atribuído à valorização foi a média nacional de 3,5% sobre o valor venal do terreno (quanto vale determinada propriedade imobiliária perante as autoridades municipais), e o valor venal das edificações. Os custos de contribuição de melhoria foram separados por lote, podendo ser diferentes, de acordo com as necessidades de cada um.

Os proprietários dos imóveis beneficiados poderão encontrar todas as informações referentes a este edital, afixadas no mural do Paço: croqui com os lotes, memorial descritivo do projeto de esgotamento sanitário e o laudo de avaliação e planilha de cálculo, que contém a metodologia de cálculo, pesquisas de mercado e tratamento estatístico, entre outros pontos.

O pagamento da contribuição de melhoria poderá ser feito à vista, ou em parcelas, conforme ficar melhor para o munícipe, obedecendo às seguintes condições:

- À vista, considerando pagamento único, desconto de 20%.

- Em 6 parcelas mensais sucessivas e consecutivas, desconto de 10%.

- Em até 24 parcelas mensais sucessivas e consecutivas, sem desconto.

Quem tiver dúvidas, pode procurar a Secretaria Municipal de Finanças, de segunda a sexta, das 7h às 12h; pelo telefone: 3548-2330; ou ainda por e-mail: tributacao@lucasdorioverde.mt.gov.br.
 

 

INFRAESTRUTURA E OBRAS SAAE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/06/2023 13:42

Obra de pavimentação da Linha 13 é retomada após período de chuvas

São 18 km de estrada que deve ser pavimentada até 2024


01/06/2023 13:00

Autarquia instrui luverdenses sobre descarte de móveis e outros materiais

Na última semana, diversas denúncias foram realizadas na Ouvidoria do Saae


30/05/2023 09:00

Saae orienta moradores sobre cuidados durante as obras de rede de esgoto

Serviço está sendo realizado nos bairros Bandeirantes e Parque das Emas


25/05/2023 10:41

Região central de Lucas do Rio Verde está recebendo recapeamento

São 30.200 metros quadrados de asfalto recapeado com CBUQ


19/05/2023 10:12

Podas de árvores começam a ser feitas nos bairros de Lucas do Rio Verde

A intenção é atender todas as regiões do município até o mês de setembro


17/05/2023 07:35

Prolongamento da Avenida Brasil chega a 52% de execução concluída

A obra inclui pavimentação, drenagem e calçada


09/05/2023 17:30

Servidores municipais de Lucas do Rio Verde participam de capacitação sobre a Nova Lei de Licitações

Formação foi conduzida pelo Departamento de Licitação e Contratos e Secretaria de Governo e Administração


28/04/2023 09:00

Iniciada pavimentação da MT-338 entre Lucas do Rio Verde e Tapurah

Obra de infraestrutura é uma demanda dos produtores da região há mais de 40 anos


18/04/2023 11:23

Construção da rede de esgoto do Bandeirantes e Parque das Emas entra na fase final

Com a finalização desta etapa, a expectativa é alcançar 53% de rede construída


07/04/2023 10:07

Obra de ampliação da Creche Anjo da Guarda entra na fase final

As novas salas devem ser concluídas ainda no mês de abril


04/04/2023 16:09

Praça do Tessele Junior será revitalizada e contará com nova disposição de equipamentos

Melhorias, que incluem estacionamento e trabalhos de paisagismo, atendem um compromisso da Gestão com a comunidade