SECRETARIA DE SAÚDE

29/03/2024 02:49:36
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=saude&cod=11626

Atualização no Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue permite mais rigor na fiscalização

Nos casos de recusa da entrada do agente público no imóvel ou propriedade, para o exercício de vigilância em saúde, o proprietário será notificado
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/05/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Já não é de hoje que os agentes de combate as endemias encontram dificuldades quanto a inspeção de imóveis fechados. Considerando isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde sancionou a Lei nº 3.487 de março de 2023, que reestrutura o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue.

Aprovada na Câmara de Vereadores, as mudanças tornam mais permissivas as ações dos agentes de endemias durante a fiscalização nos locais, a fim de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Um ponto importante é quanto às visitações em imóveis públicos e particulares, que estejam em situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso dos agentes públicos.

De acordo com o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD), da Vigilância Ambiental, Lucas do Rio Verde teve no primeiro ciclo, nos meses de janeiro e ferreiro, 20.180 visitas a imóveis, o equivale a 51,61% dos imóveis existentes no Município. Destes, mais de 8 mil estavam fechados. 

O segundo ciclo, nos medes de março e abril, os agentes de endemias realizaram 17.802 fiscalizações, equivalente a 45,52% dos imóveis do município. Destes, 7.739 estavam com as portas fechadas, ausentes ou abandonados. Em ambos os ciclos, os profissionais não conseguiram concluir suas tarefas.

PENALIDADE

Os responsáveis por imóveis que estiverem fechados ou em situação de ausência, após duas visitas em dias e horários distintos pelos agentes de combate a endemias, serão intimados para que no prazo de 48h realizem o agendamento da visita em seu domicílio através dos canais indicados na intimação, em horário comercial.

As intimações serão realizadas alternativamente sendo: por via postal, com aviso de recebimento; por meio eletrônico como e-mail, telefone, aplicativos de mensagens instantâneas ou outras ferramentas eletrônicas de comunicação; por edital publicado no Diário Oficial do Município, quando for ineficaz qualquer um dos meios anteriores.

Nos casos de recusa ou oposição da entrada do Agente Público no imóvel ou propriedade, para o exercício de Vigilância em Saúde, será notificado o proprietário, locatário, possuidor, ocupante, responsável, administrador ou seus procuradores, para que facilite o acesso ao imóvel ou propriedade no prazo máximo de 48h, sujeito a penalidades.

As notificações serão realizadas no momento da tentativa de inspeção ao imóvel ou da mesma forma que as intimações. A recusa ou oposição do exercício das ações de vigilância no imóvel ou propriedade é considerada Infração de Natureza Grave, cabendo notificação.

As infrações são: leves, quando detectada a existência de 01 (um) a 02 (dois) criadouros ou focos de vetor, médias, de 03 (três) a 04 (quatro) criadouros ou focos, graves, de 05 (cinco) a 06 (seis) criadouros ou focos, gravíssimas, a partir de 07 (sete) criadouros ou focos

As multas para as infrações sendo: leves 30 UFL`s, médias 50 UFL`s, graves 100 UFL`s e gravíssimas 150 UFL`s.

Aos proprietários, possuidores, inquilinos ou responsáveis por imóveis urbanos, particulares e órgãos públicos, precisam realizar continuamente a limpeza dos quintais evitando lançar pneus, latas, plásticos, entulhos e outros objetos ou recipientes inservíveis em geral, que possam acumular água. Além de manter adequadamente vedadas, as caixas d´água e depósitos de água em geral e opor fim, assegurar que os objetos, plantas ornamentais ou árvores que possam acumular água, sejam tratados ou tenham suas fendas corrigidas, para evitar a proliferação de larvas.

Os infratores em débito de multa não podem receber qualquer quantia ou crédito que tiverem com a Prefeitura, participar de licitações, celebrarem contratos ou termos de qualquer natureza, ou transacionar a qualquer título com a Administração Municipal.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/03/2024 15:39

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (27)

Confira os grupos que podem se vacinar contra a gripe em Lucas do Rio Verde


25/03/2024 16:03

Lucas do Rio Verde recebe prêmio por experiências exitosas em congresso de saúde

Na próxima etapa o projeto será exposto no maior congresso de saúde do mundo


25/03/2024 11:15

Inscrições do Seletivo da Saúde, Educação e Administrativo terminam terça-feira (26)

Interessados devem acessar o site do Instituto Selecon


22/03/2024 18:38

Show Safra 2024 é marcado por inovação e tecnologia

Um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro contou com exposição de máquinas agrícolas, campos experimentais e cerca de 475 expositores


21/03/2024 09:15

Prefeitura inicia estudo para uso de drone no combate à dengue

Os equipamentos são de última geração e podem fazer o monitoramento e mapeamento aéreo de imóveis e terrenos com imagens em alta resolução


15/03/2024 12:45

Prefeitura de Lucas do Rio Verde é presença confirmada no Show Safra 2024

No stand, cada participante da feira conhecerá um pouco mais sobre o Município


15/03/2024 10:43

Implanon: Implante contraceptivo é tema de capacitação com médicos e enfermeiros da rede pública

O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel


14/03/2024 07:00

Terceira campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (16)

O agendamento já está disponível no site


11/03/2024 09:45

Saúde atualiza cenário epidemiológico sobre a dengue em Lucas do Rio Verde

Em 2024, até fevereiro, foram 126 notificações de casos suspeitos, sendo 82 confirmados


07/03/2024 15:05

Prefeitura abre inscrições para Processo Seletivo da Saúde, Educação e Administrativo

São ofertadas vagas para 28 áreas de atuação, cadastro reserva


07/03/2024 09:20

Covid-19: Saúde orienta sobre imunização em diferentes idades

Alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em casos de suspeita do vírus