SECRETARIA DE SAÚDE

Os PSFs da cidade atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
29/03/2023 09:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Não é novidade para ninguém que a saúde é direito de todos e que o Sistema Único de Saúde (SUS) existe para garantir que todo cidadão tenha acesso a medidas sociais e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Em Lucas do Rio Verde colocamos em prática tudo isso nos PSFs ou “postinhos”, que são centros de atendimento localizados nos bairros, que buscam facilitar o acesso da população ao serviço, que vai além de atendimento médico.

Os PSFs atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h. As salas de vacina de cada unidade funcionam das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Urgência e Emergência continuam sendo atendidas no Pronto Atendimento Municipal (PAM), todos os dias, das 6h à meia-noite.

Entre as ações desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares dos PSFs, estão: acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento odontológico, curativo, distribuição de preservativos, atendimento de enfermagem, exame preventivo papanicolau (câncer de colo de útero), imunização pela administração de vacinas, atendimento médico, nebulização, planejamento familiar, visitas domiciliares e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, sífilis, hepatite A e B, entre outros.

Outra ação desenvolvida em todos os PSFs, incluindo as unidades rurais, é a saúde bucal, que também oferta de forma gratuita tratamento odontológico a toda população. Entre os atendimentos, estão restauração, extração, limpeza, acompanhamento desde a gestação, passando pelo bebê, e acompanhamento da criança até os dois anos de idade (puericultura).

De acordo Ilciele Catarina da Silva, coordenadora e enfermeira do PSF XVI Bieger, o acolhimento faz parte do atendimento integral para reconhecimento e resolução das demandas do usuário em tempo mais oportuno possível.

“Ao chegar no local, o paciente é acolhido e passa pela triagem. Muitas vezes, a necessidade pode ser resolvida nesse primeiro momento ou então será encaminhado a outro profissional, como enfermeiro, médico, dentista ou psicólogo. Caso o paciente necessite de demandas como vacinação, pesagem de crianças, atualização de programas como Bolsa Família, aferimento de pressão, o serviço já pode ser resolvido na triagem, sem que haja necessidade de acionar o profissional médico”, explica.

Além desses serviços, os profissionais das unidades de saúde estão capacitados para orientar os pacientes sobre pré-cadastro de pessoas com comorbidades, exames médicos e emissão de laudos para a comprovação da vacinação contra a Covid-19. Mais informações no site da Prefeitura.

15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

13/04/2024 14:03