SECRETARIA DE SAÚDE

03/05/2024 06:37:15

Dia D da vacinação antirrábica será no próximo sábado em todos os PSFs

Proprietários só terão o dia 31 para vacinar seus animais nas unidades básicas de saúde
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
26/08/2019 09:31

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

No próximo sábado (31), os donos de cães e gatos com mais de três meses deverão levar seus animais domésticos para imunizar contra raiva em qualquer um dos Postos de Saúde da Família de Lucas do Rio Verde. Para o Dia D da vacinação antirrábica, a Secretaria Municipal de Saúde colocará 12.500 doses de vacina à disposição da campanha e, com isso, espera ter cobertura total do número de animais domésticos.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, adverte que a vacinação em animais é feita uma única vez por ano e, diferentemente da vacina para humanos, as doses não ficam à disposição para serem aplicadas fora do dia da campanha. “Como em todos os outros anos, a mobilização é intensa porque é só no dia D. Por isso, a Prefeitura se preocupou em montar mais equipes, com vacinadores ágeis e que sabem como manipular um animal para fazer a aplicação”, ressalta.

Segundo a profissional de saúde, embora a quantidade de animais seja muito expressiva e não tenha havido registros de casos de raiva nos últimos tempos, é muito importante que os proprietários façam sua parte e vacinem seus animais domésticos porque a raiva humana tem uma evolução para óbito muito rápida. “Um paciente que desenvolve a doença dificilmente consegue sobreviver porque ela é altamente letal e não está tão longe. Se não tivemos registros de casos humanos na região, tivemos ocorrências em animais vetores e na mordida do cão, do gato ou do morcego ela acaba sendo transmitida para o ser humano”, informa.

Recentemente, um caso de raiva foi registrado na região rural de Sorriso e houve bloqueio vacinal no entorno do lugar para fazer a contenção da doença e evitar que outros animais e até mesmo humanos fossem contaminados. Além disso, a supervisora chama a atenção para a grande presença de morcegos, outro agente transmissor da doença. “Não podemos correr riscos porque há um grande volume de notificações de atendimento antirrábico, que são pessoas acometidas por mordeduras ou arranhaduras de cães e gatos, e nem sempre há como identificar o dono porque são animais encontrados na rua e isso demanda uma preocupação extrema por parte dos serviços de saúde”, diz.

O Ministério da Saúde chegou a divulgar nota de que a distribuição de doses da vacina seria feita de forma parcial. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma cota no mês de julho e a outra parte, conforme tinha sido informado, viria somente no ano que vem. No entanto, diferentemente de outros municípios da região, que terão que adiar a campanha, Lucas do Rio Verde conseguiu receber a quantidade necessária para atingir a meta vacinal e poderá desenvolver a campanha normalmente.

Em 2018, foram vacinados 11.957 bichos de estimação – 1.337 gatos e 10.620 cães – e a equipe de Vigilância Sanitária recebeu o reconhecimento do Escritório Regional de Saúde por ter feito uma cobertura vacinal de 99,64%, acima da meta de 95% do total de 12 mil animais estimados para aquele ano.

Fotos:

02/05/2024 10:19

Saúde libera vacina da gripe para população em geral acima de 06 meses de idade a partir desta quinta-feira (02)

Nos dias 04 e 05 de maio, as UBSs Rio Verde e Tessele Junior funcionarão das 13h às 18h, com sala de vacina

02/05/2024 08:47

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Durante o evento, foram eleitos quatro delegados que representarão o Município na Etapa Estadual

30/04/2024 17:26

Maio Furta-cor | Lucas do Rio Verde promove ações de valorização à saúde mental materna

Objetivo da campanha é criar uma rede de relacionamento entre mães

25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)