SECRETARIA DE SAÚDE

18/05/2024 04:57:25

Faltantes na vacinação contra a Covid-19 dificultam o plano municipal de imunização

Mesmo com agendamento e contato prévio, muitas pessoas ainda não compareceram para receber a vacina
Por Por Ascom Prefeitura/ Rubens Junior e Duana Souza
01/06/2021 15:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

O início da vacinação para pessoas com comorbidades começou em Lucas do Rio Verde no dia 18 de maio. Para essa etapa é necessário que a pessoa faça um pré-cadastro relatando a patologia, com laudo ou exame anexado que, posteriormente, será analisado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Feito isso, estando tudo em conformidade, os profissionais entram em contato com a pessoa para agendar a data de vacinação em uma unidade básica de saúde mais próxima da residência.

No entanto, após toda programação de escalas de profissionais, unidades de saúde e logística da distribuição das vacinas nos locais de aplicação, o município tem constatado que muitas pessoas não comparecem, mesmo após a confirmação do agendamento. Tal ação dificulta o planejamento feito pelos profissionais envolvidos na vacinação e ainda coloca em risco o manejo das doses da vacina. Os frascos da vacina são multidoses, ou seja, contém mais de uma dose no mesmo recipiente, que devem ser utilizadas em até seis horas após a abertura.

No atual grupo prioritário, de pessoas com comorbidades, são agendadas cerca de 40 aplicações por dia. Destas, uma média de sete pessoas não comparecem ao local e precisam ser substituídas por outros que estavam em uma lista de sequência de agendamento.

“Entendemos que é um formato diferente do que a população estava acostumada. É todo um fluxo envolvido, aceitar receber a vacina envolve responsabilidade. As pessoas anseiam por essa oportunidade, mas nós estamos observando muitos casos de faltantes. A vacina tem prazo de uso, então, uma vez que um frasco é aberto, deve ser utilizado em seguida. Se as pessoas não comparecem, além de não usarmos a dose que destinamos àquela pessoa, é necessário ir atrás de outro paciente para repor a vaga e não desperdiçar nada”, explica a secretária municipal de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura.

O paciente que faz o pré-cadastro pode – e deve – acompanhar a situação da inscrição por uma aba específica no site da Prefeitura (ou clicando aqui). Desse modo, é possível dar continuidade ao processo da pessoa caso algum erro ou irregularidade sejam detectadas no cadastro. O mesmo cuidado deve ser tomado no preenchimento das informações ao criar o cadastro no Portal.

“As informações pessoais, especialmente o CPF, são chave de acesso para acompanhamento do progresso no cadastro. Se você preencher errado, muito provavelmente terá dificuldade em consultar e/ou alterar outros dados como atualização de telefone ou endereço. Dessa forma, a Secretaria de Saúde fica sem possibilidade de contato com esse paciente”, explica dra Fernanda.

O alerta para faltantes vai além de pessoas com comorbidades.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, que convocou idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, a Saúde salienta a importância das duas doses para garantir a imunização completa e efetiva contra o vírus. No entanto, mesmo após a realização de busca ativa de faltantes e convocações extras, 69 pessoas ainda não compareceram para receber a segunda dose da vacina.

É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações do Programa Nacional de Imunização, que são alinhadas e pautadas nas recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença.

Para quem perdeu a data de aplicação por agendamento, não tomou a segunda dose da vacina ou tem dúvidas sobre o processo da vacinação, deve entrar em contato na Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone 3548-2502.

17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho

16/05/2024 07:00