SECRETARIA DE SAÚDE

27/04/2024 08:55:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=saude&cod=12718

Implanon: Implante contraceptivo é tema de capacitação com médicos e enfermeiros da rede pública

O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
15/03/2024 10:43

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A fim de aprimorar os conhecimentos sobre o implante contraceptivo subdérmico “Implanon”, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizou uma capacitação, nesta semana, voltada para os médicos e enfermeiros da Atenção Primária a Saúde, que farão a aplicação do dispositivo nas unidades de saúde.

O treinamento iniciou com o conteúdo teórico, no qual os médicos foram apresentados aos principais pré-requisitos de aplicação, etapas de implantação e técnicas do método contraceptivo hormonal de longa duração. Além de Lucas do Rio Verde, esteve presente na capacitação o Município de Nova Mutum.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

O Implanon é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Ele tem ação duradoura de até 3 anos, sendo possível a sua remoção. O dispositivo atua na liberação do hormônio derivado da progesterona, o etonogestrel.

Conhecido também como Implanon, o implante contraceptivo é uma das formas de prevenção à gravidez indesejada, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim como o Dispositivo Intrauterino (DIU), ele é um método contraceptivo de longa duração, podendo permanecer no corpo da mulher por até três anos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Para esse treinamento foram selecionadas adolescentes, indicadas pelas equipes das nas unidades de saúde, em situação de vulnerabilidade social. Esse método já é oferecido em todas as unidades de saúde. Nosso maior foco é a prevenção de gravidez na adolescência e o planejamento familiar”, pontua secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura. 

Entenda melhor como funciona o implanon

Com a forma de um bastão de silicone bem pequeno, o implante é inserido na parte interna do braço não dominante, ou seja, aquele que não é usado para escrever. Antes da aplicação, a mulher recebe uma anestesia local para que o procedimento seja tranquilo e sem dor.

Depois de inserido, o implante passa a liberar um hormônio chamado etonogestrel, que impede a liberação dos óvulos e engrossa o muco inferior do corpo, impedindo a chegada dos espermatozoides e, dessa forma, evitando a gravidez.

“As adolescentes de 15 a 19 anos, ou com idade inferior a 15 anos, se estiverem gestantes ou tiverem aborto anterior, poderão comparecer na Unidade Básica de Saúde do seu bairro para manifestar o interesse pela inserção do Implante Subdérmico – Implanon. Esclarecemos que é um método seguro, onde tem uma taxa que ultrapassa os 99% de eficácia”, explica supervisora da Atenção Primária de Saúde, Gabrielle Cristine Vidal.

Outros métodos contraceptivos disponíveis na Saúde de Lucas do Rio Verde

Nas unidades de saúde, as pacientes encontram diversos métodos contraceptivos, entre eles o DIU de cobre, dispositivo intrauterino em forma de T, colocado dentro do útero, que libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos. O DIU é considerado um contraceptivo de longa duração, podendo permanecer por até 10 anos no útero.

Já os contraceptivos hormonais atualmente disponíveis são: acetato de medroxiprogesterona (fornecido em solução injetável a cada três meses), enantato de noretisterona mais o valerato de estradiol (em solução injetável), etinilestradiol em adição do levonorgestrel (em comprimido) e noretisterona (em comprimido).

Todas as unidades de saúde contam também com os preservativos feminino e masculino, sendo os únicos capazes de evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Para aumentar a possibilidade dos métodos contraceptivos serem bem-sucedidos é recomendável que mulheres, homens ou casais estejam informados sobre a eficácia, efetividade, segurança, disponibilidade e a aceitabilidade de cada um deles. Além disso, o fornecimento de educação sexual abrangente ao aconselhamento, o apoio efetivo em planejamento familiar e a escolha de métodos contraceptivos modernos e acessíveis são fundamentais para a prevenção da gravidez não intencional.

Entre os métodos contraceptivos permanentes disponibilizados pelo SUS estão os procedimentos cirúrgicos de laqueadura, que é a esterilização feminina, e de vasectomia, esterilização masculina.

Em qualquer das situações, a paciente deverá comprovar que reside no município de Lucas do Rio Verde há, pelo menos, um ano.

Quem tem direito ao Implanon: 

•    Adolescentes de 15 a 19 anos, ou com idade inferior a 15 anos, se estiverem gestantes ou tiverem aborto anterior;

•    Usuárias de álcool e drogas em idade reprodutiva, em acompanhamento no CAPS I ou infantojuvenil (prescrição especializada);

•    Multíparas (≥ 3 partos prévios), após avaliação e indicação da equipe multiprofissional de aconselhamento em planejamento familiar;

•    Puérperas de alto risco (apresentando comorbidades), com indicação do especialista e que tenham realizado o pré-natal via Sistema Único de Saúde em Lucas do Rio Verde;

•    Portadoras de distúrbios da saúde mental (psiquiátricas) ou rebaixamento do nível de entendimento;

•    Mulheres soropositivas para HIV, com acompanhamento no SAE (prescrição especializada);

•    Mulheres em idade fértil, com as seguintes comorbidades - trombofilias, antecedente pessoal de tromboembolismo, mulheres que realizaram cirurgia bariátrica há menos de 2 anos e doenças autoimunes, em acompanhamento especializado.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon


24/04/2024 15:19

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal


23/04/2024 13:25

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá


23/04/2024 09:54

Mais de 250 doses são aplicadas em horário estendido

As vacinações são realizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h


22/04/2024 10:09

Dentistas da rede municipal participam de capacitação sobre Biópsia na Cavidade Oral

A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal


18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30


16/04/2024 16:49

Mutirão realiza mais de 370 exames e consultas oftalmológicos em Lucas do Rio Verde

Os usuários atendidos aguardavam na fila de espera da Central de Regulação


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal