SECRETARIA DE SAÚDE

27/04/2024 10:07:06

Lucas do Rio Verde inaugura 1º Banco de Leite Humano da região Teles Pires

O Banco de Leite já está em funcionamento e a partir de agora a equipe passa a realizar campanhas de orientação a eventuais doadoras de leite
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
06/12/2023 15:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Na tarde desta terça-feira (05), foi realizada a inauguração do Banco de Leite Humano, no Hospital São Lucas. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Rotary Clube.

O objetivo é que a unidade atenda com leite materno (ou de doadora), bebês recém-nascidos prematuros, além de recém-nascidos de mães que por algum motivo não possam amamentar. Vale destacar que todo o leite processado, será usado exclusivamente em ambiente hospitalar.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Para a implantação houve a destinação de emendas do ex-deputado estadual, Xuxu Dal Molin, com R$ 150 mil, além de outros R$ 100 mil do Deputado Estadual Dr. João José. Esse é um primeiro banco de leite da região do Teles Pires, passando a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A nova estrutura conta com recepção, sala de ordenha, triagem da doadora, laboratório, uma sala de apoio como mini laboratório, sala de higienização das vidrarias e lactário.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

De acordo com coordenadora, a nutricionista Janaina Woicichoski, para a implantação do banco de leite foi necessário um estudo para entender as demandas, capacitação de equipe, bem como a estruturação física, além da adequação dos equipamentos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Os funcionários passarão por processo de qualificação até que estejam prontos para atuar na unidade. A equipe contará com nutricionista que além de implantar, coordenará e responderá tecnicamente, também teremos uma técnica em nutrição, que atenderá como auxiliar nos trabalhos laboratoriais e na assistência as puérperas, um técnico em biotecnologia e mais quatro lactaristas. Todo o ambiente foi criado, respeitando as normas da Vigilância Sanitária e da Rede Brasileira de Bancos de Leite”, discorre a coordenadora Janaina Woicichoski.

Entre os equipamentos estão a capela de fluxo laminar, pasteurizadores, resfriadores, centrífugas de micro hematócrito, agitador de tubo vórtex, balança analítica, acidímetro, freezer, frigobar, deionizador, entre outros. Os móveis também são em aço inox conforme norma da Vigilância Sanitária, além de aparelhos de ar condicionado para manter a temperatura recomendada de 21C°, termômetros nos freezers, para monitoramento da temperatura, e ainda, termo higrômetros em cada um dos ambientes, a fim de monitorar temperatura e humidade do local.

“Hoje é um momento histórico para nosso município, onde iniciamos a oferta de mais um serviço nunca antes disponibilizado aqui. Ações como essas vão ao encontro de toda a ampliação na oferta de serviços que a administração pública vem trazendo para nossa cidade. Todos estes investimentos ampliam a qualidade dos serviços ofertados ao cidadão luverdense, que é o foco da gestão do prefeito Miguel Vaz”, pontua secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

O Banco de Leite Humano já está em funcionamento e a partir de agora a equipe passa a realizar campanhas de orientação a eventuais doadoras de leite para distribuição de frascos para a coleta do material.

25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)