SECRETARIA DE SAÚDE

29/04/2024 14:10:06
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=saude&cod=12803

Lucas do Rio Verde inicia serviço de Atendimento Pré-Hospitalar

Os profissionais que atuarão na ambulância serão enfermeiros e técnicos de enfermagem
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
04/04/2024 17:57

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

As ocorrências que necessitam de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, passarão a ter assistência, já que na manhã desta quinta-feira (04), o Município apresentou os profissionais da Secretaria de Saúde que atuarão de forma integrada no atendimento realizado nas viaturas de resgate dos Bombeiros.

O ato foi possível mediante a parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso, firmada através do Termo de Cooperação Técnica Nº 078/2023, que visa a formação de equipe multiprofissional para atendimento às ocorrências de agravo à saúde no âmbito pré-hospitalar.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Uma importante parceria que realizamos aqui. A equipe passou por capacitação com atendimento pré-hospitalar para continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos luverdenses, com mais celeridade e ainda mais resultados positivos. O nosso objetivo é continuar salvando vidas. Já estamos, também, na fase final da construção da nova Base do Corpo de Bombeiros, para que as viaturas fiquem locadas ali, quando não estiverem em atendimento. Essa equipe está pronta e nós estamos dando um grande passo em melhorias da saúde e da segurança pública”, explica prefeito Miguel Vaz.

A iniciativa partiu da parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros, que visou o aumento significativo dos atendimentos hospitalares que incluem situações como acidentes de trânsito, afogamentos, quedas de trabalho, emergências clínicas, entre outros. Diante disso, viabilizaram o incremento da capacidade técnica no atendimento a ocorrências de maior gravidade e complexidade.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Os profissionais que atuarão na ambulância serão enfermeiros e técnicos de enfermagem, além das equipes do Corpo de Bombeiro sob supervisão médica através do serviço de telemedicina. A partir de agora, os atendimentos passarão por regulação médica, através Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Corpo de Bombeiros Militar, com a finalidade de levar para sociedade um atendimento padronizado de acolhimento ao trauma, otimizando os atendimentos emergenciais e a segurança pública, oferecendo, assim, um serviço avançado com equipe especializada, equipamentos modernos e viaturas de emergência.

“A partir de hoje as viaturas do Corpo de Bombeiros passam a contar com os profissionais da saúde no suporte, e isso faz toda diferença no atendimento ao paciente. Estamos felizes em ver o projeto saindo do papel. É um momento histórico para Lucas do Rio Verde”, pontua secretária municipal de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

Com isso, Lucas do Rio Verde objetiva prestar serviços de maior complexidade durante o APH, como a administração de medicamentos, realização de procedimentos técnicos de competência típica dos profissionais de saúde e procedimentos invasivos, o que se traduzirá numa menor taxa de mortalidade e de agravos permanentes à saúde da população.

Novos Investimentos

Durante o evento, foram anunciados pelo tenente-coronel Fernando Duarte Santana o recebimento de mais dois veículos que auxiliarão no atendimento de ocorrências em Lucas do Rio Verde. Uma contrapartida pelo Governo do Estado no valor de R$ 1,5 milhão. 

01 Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), que é uma viatura tipo caminhão de combate a incêndio e salvamento, com tanque de 4.500 litros de água e um reservatório de 150 litros para Liquido Gerador de Espuma (LGE), além de compartimentos para equipamentos para salvamento.

01 Unidade de Resgate (UR), viatura do tipo ambulância para atender com duas 2 equipes concomitantemente, contanto com os novos profissionais da saúde.

“Hoje nós também entregamos dois novos veículos para assistência no atendimento aos luverdenses, sendo uma viatura auto bomba tanque salvamento, e uma ambulância de resgate, ambas já estão disponíveis no município. Lucas do Rio Verde deu um grande passo hoje e com certeza receberá todo suporte necessário, tanto da nossa equipe do Corpo de Bombeiros, quanto dos profissionais da saúde, capacitados para essa função. O nosso foco é salvar vidas”. Finaliza o tenente-coronel Fernando Duarte Santana, comandante adjunto do 3º Comando Regional Bombeiro militar e comandante da 5ª companhia independente bombeiro militar de Nova Mutum.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2024 09:50

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)


25/04/2024 09:26

Seletivo 03/2024: provas serão aplicadas nesta quinta-feira (25)

Candidatos podem consultar o local no site do Selecon


24/04/2024 15:19

UBS Rio Verde atenderá em horário estendido a partir desta quarta-feira (24)

Para ser atendido o paciente precisa portar documento com foto e carteira vacinal


23/04/2024 13:25

Prefeitura realiza 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde em Lucas do Rio Verde

Também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá


23/04/2024 09:54

Mais de 250 doses são aplicadas em horário estendido

As vacinações são realizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30


22/04/2024 17:00

Mamografia e preventivo são ofertados em Sesc Saúde Mulher a partir desta terça-feira (23)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e sábado, das 8h às 11h


22/04/2024 10:09

Dentistas da rede municipal participam de capacitação sobre Biópsia na Cavidade Oral

A formação faz parte da qualificação dos profissionais de saúde bucal


18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30


16/04/2024 16:49

Mutirão realiza mais de 370 exames e consultas oftalmológicos em Lucas do Rio Verde

Os usuários atendidos aguardavam na fila de espera da Central de Regulação


15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano


13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas

Segundo dia do evento será realizado neste sábado (13), a partir das 18h, na rotatória do Paço Municipal