SECRETARIA DE SAÚDE

29/03/2024 11:02:48

Lucas do Rio Verde libera vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses com comorbidades

A vacinação será realizada mediante agendamento no PSF V Pioneiro
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
22/11/2022 07:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde liberou a aplicação de vacina contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades. A vacinação será realizada mediante agendamento, que inicia nesta terça-feira (22), no PSF V Pioneiro, via telefone (65) 3548-2381.

As doses da Pfizer Pediátrica Baby estão disponíveis apenas na sala de vacina do PSF V Pioneiro.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engellmann, explica que cada frasco contém 10 doses e o agendamento é para que não haja perda de doses, uma vez que abertas as vacinas possuem prazo de validade.

“A vacina Covid para esse público é da marca Pfizer, sendo diferente das demais vacinas, com embalagem própria e dosagem específica para essa idade. Nesse momento, vacinaremos as crianças com comorbidades e esperamos logo oportunizar para todas dessa idade”, enfatizou.

Crianças desta faixa etária receberão três doses do imunizante. O intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias. Já da 2ª para a 3ª dose é de oito semanas.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão contempladas nesta etapa as crianças entre seis meses e menores de três anos com as seguintes comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, cirrose hepática e Síndrome de Down.

Grupo de Comorbidades

Diabetes Mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial Resistente (HAR)