SECRETARIA DE SAÚDE

18/05/2024 00:56:47

Maio Vermelho: Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com as hepatites virais

A infecção atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
24/05/2021 13:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

Um dos grandes problemas da saúde pública em todo o país e no mundo são as hepatites virais. Os sintomas são silenciosos, mas existem maneiras de se prevenir. Em Lucas do Rio Verde, orientações sobre a infecção serão realizadas nas unidades de saúde. A ação faz parte da campanha nacional do Maio Vermelho, que faz alusão ao tema.

A hepatite é uma infecção que atinge principalmente o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Os tipos mais comuns são a hepatite B e C, que podem causar cirrose, câncer e morte.

Os sintomas são fáceis de serem confundidos com outras doenças, o que dificulta o diagnóstico. As pessoas contaminadas podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Em caso de algum sintoma, a orientação é a busca imediata por uma unidade de saúde mais próxima da residência. Aqui no município, todos os PSFs têm disponíveis os testes rápidos para detecção da infecção pelos vírus B ou C e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Sífilis e HIV. De acordo com o Ministério da Saúde, todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite.

A vacina é a melhor forma de prevenção. O calendário vacinal do Ministério da Saúde prevê a imunização ao nascer, dois, quatro e seis meses de vida. Todo indivíduo adulto e adolescente deve ter, pelo menos, três doses comprovadas ao longo da vida. As vacinas também são todas disponibilizadas nos PSFs. Um paciente só deve tomar a vacina depois de adulto, caso não consiga comprovar que já recebeu as três imunizações enquanto criança.

O médico residente Kelvin Alves reforça a importância de manter o cartão vacinal atualizado. “Os testes rápidos servem para saber se a pessoa tem ou não a doença. A melhor maneira de prevenção contra a hepatite é a vacina. Infelizmente muitas pessoas perdem o cartão de vacinação e a gente precisa repetir todas as doses”, afirma Alves.

Além disso, evite uso de alicates de unha de terceiros, seringas, entre outros objetos compartilhados. Em casos de procedimentos estéticos ou tatuagens, verifique se o estabelecimento tem certificado da Vigilância Sanitária e usa equipamentos de manuseio individual.

Nesta semana, para conscientizar as pessoas quanto aos cuidados, prevenção e tratamento da hepatite, algumas unidades de saúde prepararam esse tema como orientação na “Sala de Espera”, que consiste em um momento de informação aos pacientes que aguardam atendimento. A ação acontece no PSF XVII Vida Nova e PSF XVIII Parque das Américas, de acordo com a programação das unidades.

17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho

16/05/2024 07:00