SECRETARIA DE SAÚDE

19/04/2024 20:22:41

Saúde alerta população para atualização de dados cadastrais dos usuários do SUS

A falta de informação de dados nos PSFs pode levar ao cancelamento de documento de saúde
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
26/12/2022 09:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça a importância de atualizar os dados cadastrais dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alteração do endereço e telefone, basta comparecer ao PSF mais próximo com comprovante de residência atualizado e documento de identificação com foto, que pode ser físico ou digital, como CNH, RG, CTPS, carteira de conselho, entre outros.

Se o usuário for menor de idade, precisa estar munido da cédula de identidade ou Certidão de Nascimento, além de estar acompanhado por um responsável legal.

Todas as unidades podem atualizar os dados e emitir o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é o documento de identificação do usuário do SUS e armazena todos os atendimentos realizados na rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão.

O cadastro fica disponível em um sistema on-line e integrado entre os PSFs e a Secretaria de Saúde. “A atualização garante que o paciente será contatado quando uma consulta ou exame for agendado e também assegura que as equipes possam visitá-lo e acompanhá-lo diretamente na residência”, explicou o coordenador municipal de Atenção Básica, Glaucia Accordi.

Quando o paciente não é encontrado por telefone, a Central de Regulação comunica a equipe de Saúde da Família para que entre em contato pessoalmente com o usuário ou seus familiares.

As pessoas que não fizerem a atualização dos seus dados cadastrais nos PSFs, podem ter seu documento de saúde cancelado. É preciso que todos os cidadãos que utilizem o SUS estejam com seus dados corretamente informados. Essa medida é para que não haja duplicidade de cadastros de mesmos usuários no SUS.

18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

16/04/2024 16:49