SECRETARIA DE SAÚDE

20/05/2024 15:09:53

Setembro Amarelo: Palestras nas escolas orientam alunos sobre o suicídio e a prevenção

Entre os anos de 2011 a 2016 houve o crescimento de 36% no índice de crianças de 10 a 14 anos que tentaram suicídio no Brasil.
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
19/09/2018 10:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Começou nesta terça-feira (18) o ciclo de palestra das escolas do município de Lucas do Rio Verde, abordando o “Setembro Amarelo”, que trata sobre a prevenção ao suicídio. A Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social (Cras e Creas) e Educação realizam diversas atividades voltadas ao tema com o objetivo de sensibilizar a população.

Nesta manhã, a psicóloga do CAM (Centro de Atendimento Médico), Daiane Silva Batista, esteve com os alunos do 7° ao 9° ano, da Escola Eça de Queiroz e abordou o assunto de como identificar uma possível causa de sofrimento, orientou os adolescentes e apresentou as redes de apoio. De acordo com a psicóloga, entre os anos de 2011 a 2016 houve o crescimento de 36% no índice de crianças de 10 a 14 anos que tentaram suicídio no Brasil.

“Dentro da sala de aula observamos que há vários alunos que sofreram com algum tipo de dor ou violência em suas casas, e isso reflete diretamente no desenvolvimento delas em como lidar com o sofrimento emocional. Dentro desse bate-papo também conseguimos identificar alguns que já tentaram ou pensaram em tirar a própria vida e que naquele momento não conseguiram ou não tiveram ajuda para entender o que estava acontecendo. E nosso foco dentro do Setembro Amarelo é mudar esse ciclo, é evitar que essas crianças façam algum ato contra sua vida e sofram algum tipo de sequela”, disse a psicóloga.

O secretário de Saúde, Rafael Bespalez, pontuou que o trabalho principal durante a campanha, é a prevenção. Ele destacou o atendimento humanizado que tem feito a diferença dentro da gestão Luiz Binotti.

“Nosso trabalho tem sido pautado em se aproximar e ajudar a população de forma mais humanizada e essa relação com as crianças, ajuda a identificar uma possível necessidade de ajuda para ela ou para algum integrante da família. Quando prevenido, conseguimos melhorar o convívio e a saúde mental desse grupo de pessoas, que automaticamente reflete na saúde da população em um geral”, pontuou o secretário.

Ontem a palestra aconteceu na Escola Municipal Olavo Bilac, com paletras dos psicologos, Edson e Mayllara, do Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF)

PROGRAMAÇÃO

Em Lucas do Rio Verde, a campanha contará com ciclo de palestras nas escolas e no dia 28, será realizada a Caminhada Setembro Amarelo. A saída será às 7 horas, na rotatória da Igreja Rosa Mística, e segue até o Lago Municipal Ernani José Machado, onde será feito um grande abraço. Convidamos todos para usar camiseta amarela ou branca.

Também estão previstas durante o mês palestras nas escolas das áreas urbana e rural para debater o tema com estudantes e profissionais. Ainda estão na programação, atendimentos, orientações e palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (PSFs) voltadas à população sobre a prevenção, como tratar para não chegar ao ponto de querer tirar a própria vida, além de enfatizar sobre o tratamento dos transtornos mentais.

ÍNDICES NACIONAIS

O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

20/05/2024 09:09

Seletivo 03/2024 é homologado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Os aprovados devem permanecer atentos às publicações dos Editais de Convocação

17/05/2024 11:51