SECRETARIA DE SAÚDE

20/04/2024 01:58:05

Vigilância Sanitária alerta para os riscos do bronzeamento artificial

Nesta sexta-feira (06), três equipamentos tipo “paredões” foram interditados
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
06/01/2023 13:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Vigilância Sanitária)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Vigilância Sanitária, alerta sobre o uso ilegal de câmaras de bronzeamento artificial. O setor vem recebendo denúncias sobre o uso deste tipo de equipamento para fins estéticos, o que está proibido no país desde 2009. A Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 56/09 proíbe, além do uso, a importação, o recebimento em doação, aluguel e a comercialização destas máquinas.

A Vigilância Sanitária registrou um aumento de denúncias sobre a existência desse tipo de prática no município, incluindo denúncia de pessoas que sofreram queimaduras corporais decorrentes de sessão de bronzeamento artificial. Nesta sexta-feira (06), três equipamentos tipo “paredões” foram interditados.

“Com a chegada do verão, aliado ao período de chuvas na nossa cidade, as pessoas procuram estes tratamentos estéticos por não precisarem se submeter ao sol ou necessidade de tempo menor de sessão comparado ao bronzeamento natural, mas é de extrema importância que a população saiba que estes equipamentos são proibidos por fazerem mal à saúde. Sendo assim, os locais que fazem estes procedimentos estão atuando clandestinamente e correm o risco de serem interditados”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nadielle Cruz.

Riscos do bronzeamento artificial

A Anvisa considera que, segundo estudo do IARC-International Agency for Research on Câncer, instituição vinculada à Organização Mundial da Saúde-OMS, a exposição aos raios ultravioletas possui evidências suficientes para considerá-la carcinogênica para humanos. Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diversos estudos científicos comprovam os malefícios do uso desses equipamentos. A utilização aumenta o risco de câncer de pele – que é o campeão em ocorrências no Brasil –, incluindo o melanoma, que, embora mais raro, é o que oferece risco maior de metástase e morte.

A proibição não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta, devidamente registrados, destinados a tratamento médico ou odontológico.

Denúncias

Apesar do bronzeamento artificial ser um procedimento proibido por lei e oferecer risco à saúde da população, é sabido que ainda existem equipamentos para fins estéticos em uso em estabelecimentos de embelezamento. Estes casos devem ser denunciados na Vigilância Sanitária pelo telefone (65) 99226-7392 ou pelo e-mail visa@lucasdorioverde.mt.gov.br.

Fotos:

18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30

16/04/2024 16:49

Mutirão realiza mais de 370 exames e consultas oftalmológicos em Lucas do Rio Verde

Os usuários atendidos aguardavam na fila de espera da Central de Regulação

15/04/2024 14:53

"InPacto Lucas" avança e torna Lucas do Rio Verde cada dia mais inovadora

Pacto pela inovação foi lançado há cerca de um ano

13/04/2024 14:03

Abertura da 3ª edição da Festa do Milho é marcada por música e variedades gastronômicas