SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

25/04/2024 15:53:28

Gestão Miguel Vaz lança concurso público para Guarda Civil Municipal

As inscrições serão realizadas a partir do dia 26 de abril, exclusivamente pela internet
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20/04/2023 10:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde lançou, nesta quinta-feira (20), o Concurso Público nº 01/2023, que prevê vagas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Além das 30 vagas preenchimento imediato, estão previstas vagas para formação de cadastro reserva.

“São várias ações que estamos fazendo para melhorar a segurança no nosso município, e esse concurso vai reforçar de forma significativa o efetivo da Guarda Civil Municipal, que conta com estatuto reformulado e também plano de carreira revisado. Desta forma, a GCM vai poder melhor servir a sociedade luverdense no que se refere à segurança pública”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Conforme o edital, a remuneração mensal do agente da GCM é de R$ 3.945,30 (salário base), com adicional de risco de vida de 60% do valor. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Estão previstas duas vagas para mulheres e 28 para homens, sendo duas para PcD.

O edital está disponível no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/concursos.

As inscrições serão realizadas de 26 de abril a 28 de maio, exclusivamente pela internet no site: www.selecon.org.br. O valor da taxa é de R$ 180.

Confira a página do Concurso no Selecon: https://selecon.org.br/concursos/edital-01-2023-gcm/

Para se candidatar é preciso atender a todos os requisitos necessários para investidura no cargo, entre eles ser maior de 18 anos e no máximo 40 anos na data da admissão; Ensino Médio Completo; ser brasileiro nato ou naturalizado; não possuir antecedentes criminais; possuir CNH A/B, no mínimo; ter altura mínima de 1,55 m para feminino e 1,60 m para masculino; entre outros.

“O concurso será composto por etapas, todas de caráter eliminatório, sendo a primeira de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e prova de redação, depois são exames de saúde, avaliação psicológica e teste de aptidão física, além de investigação social. São diversas fases de teoria e prática até chegar no curso de formação, que deve contar com cerca de 60 candidatos”, explica o secretário de Governo, Alan Togni.

De acordo com a sugestão de cronograma do edital, a convocação para o curso deve iniciar em dezembro deste ano. O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

“O trabalho que a Guarda Civil Municipal desenvolve junto às forças de segurança é de extrema importância. Desde o início da gestão estamos melhorando pouco a pouco, iniciamos com a revisão do estatuto e do plano de carreira, oportunizamos capacitação aos agentes para o uso de armamento, vamos aumentar o efetivo e treinar esses novos oficiais também. Todas essas ações estão alinhadas ao nosso objetivo que é tornar Lucas do Rio Verde a cidade mais segura de Mato Grosso”, declara o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

ATUAÇÃO DA GCM
A Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde tem a finalidade de garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e ao patrimônio do Município, tendo como princípios norteadores de suas ações, além de outros previstos em leis e regulamentos:
I - proteção dos direitos humanos fundamentais: vida, liberdade, propriedade e segurança pessoal;
II - assegurar o exercício da cidadania e da liberdade de manifestação, de locomoção e religiosa;
III - preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas humanas e materiais;
IV - preservação dos bens morais, imateriais e históricos sob o domínio do município;
V - prevenção da criminalidade por meio de atuação na Ordem Pública;
VI - compromisso com a evolução social da comunidade; e
VII - uso progressivo da força.

Além de atuar preventiva e permanentemente no território do Município, inibindo, pela presença e vigilância, as infrações penais ou administrativas e atos infracionais, a GCM exerce as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

A Guarda Civil Municipal colabora ainda, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social e com a pacificação e mediação de conflitos, observando o respeito aos direitos fundamentais das pessoas.

Central telefônica para informações e esclarecimentos sobre o concurso:
•    Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC): (65) 99297-9502 / (65) 99269-2400 / (21) 2323-3180 somente em dias úteis, das 9h às 17h.
•    Endereço eletrônico Selecon: www.selecon.org.br
•    E-mail do concurso para contato de candidato: faleconosco@selecon.org.br

Edital do Concurso Público nº 01/2023:

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE

Fotos:

23/04/2024 10:35

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Municípios do estado têm visitado a GCM para conhecerem os trâmites

19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança

17/04/2024 09:47