SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

28/03/2024 13:11:34

Pioneiros da BR-163 revisitam marco zero da construção da rodovia em Lucas do Rio Verde

O evento, que contou com missa, almoço e homenagens, foi realizado na Comunidade São Cristóvão
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
24/09/2018 17:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

Uma comitiva com cerca de 60 pessoas iniciou, nesta segunda-feira (24), uma viagem muito especial. Oficiais, sargentos e servidores civis, que foram pioneiros da construção da BR-163, na reserva e aposentados do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), fizeram a primeira parada em Lucas do Rio Verde.

A ‘Expedição Pioneiros da BR-163’ comemora o aniversário de 48 anos do início da construção da rodovia e tem como objetivo visitar os lugares onde foram instalados os Destacamentos, Companhias do Batalhão e as cidades que surgiram às margens da rodovia.

O evento em Lucas do Rio Verde foi realizado na Comunidade São Cristóvão, considerado marco zero das obras, e contou com celebração de missa, almoço e placa de homenagem.

“Neste local aqui, no dia 1º de setembro de 1970 teve início a terraplenagem, a ordem era a 300 km ao norte Cuiabá iniciar a estrada, então foi iniciado aqui. Por que iniciar aqui? A 300 km ao norte de Cuiabá, porque que não começou lá no Posto Gil? No Arinos? Porque nós já tínhamos o conhecimento que a várzea da Piúva alagava, oito quilômetros de alagamento de água, aí a intenção era começar o serviço aqui antes do período de chuva pra gente já poder ter acesso a Lucas do Rio Verde, mas não deu tempo porque a chuva antecipou. Quando nós chegamos aqui não tinha nada e hoje é gratificante, dignificante ver que o nosso trabalho não foi em vão, valeu a pena trabalhar aqui. A gente tinha um espírito pioneiro mesmo e o interessante era que naquela época era um Brasil onde as coisas aconteciam. É muito gratificante voltar aqui, 48 anos depois e a gente ver essa realidade”, explicou Capitão Carvalho, na época 3º Sargento do 9º BEC.

O comandante do 9º BEC, Coronel André Luiz Vieira Cassiano destacou que, mais do que relembrar a aventura que foi o trabalho de implantação da BR-163, a expedição visa preservar a história de luta de militares e civis que contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. “A iniciativa partiu por parte dos pioneiros, liderados pelo Capitão Carvalho, que me procuraram há mais ou menos dois meses. Na hora, comprei a ideia e o Batalhão deu apoio a Expedição 163. Para esses pioneiros é reviver um passado de glória aonde eles contribuíram aqui para o desenvolvimento do norte do Estado de Mato Grosso. Está sendo emocionante, os pioneiros estão bastante emocionados com a oportunidade de retornar aqui ao norte de Mato Grosso 48 anos depois”, pontuou.

O prefeito Luiz Binotti agradeceu a visita da expedição e parabenizou os integrantes pelo grande trabalho desenvolvido na região. “Tudo começou pela BR-163, se eles não tivessem vindo aqui, aberto essa estrada, provavelmente nós não estaríamos aqui. Então, ouvir as histórias dessas pessoas é gratificante, é emocionante e faz parte da história viva da nossa região, da história viva de Lucas do Rio Verde. Com certeza é um presente de aniversário dos 30 anos de Lucas do Rio Verde, é um presente maravilhoso que vai ficar no coração de todos que vieram aqui, de todas essas crianças aqui da Escola São Cristóvão, dos professores, todas as pessoas que vieram da comunidade, vai ficar marcado esse dia como um grande presente para Lucas do Rio Verde”, salientou.

Após o almoço na comunidade, a comitiva seguiu para a prefeitura, onde conheceu o Paço Municipal, e depois foi à praça do bairro Pioneiro, onde existe um memorial composto por um maquinário utilizado há 42 anos e tijolos que faziam parte da rampa de descarregamento dos equipamentos, quando da construção da rodovia. No local, o prefeito Luiz Binotti entregou uma ema em homenagem aos visitantes e recebeu da expedição dois livros de autoria do Capitão Carvalho.

Além de Lucas do Rio Verde, a ‘Expedição Pioneiros da BR-163’ visitará o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, base da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso, no Pará.

22/03/2024 11:24

Novas viaturas da Guarda Civil Municipal são apresentadas no Show Safra

60 agentes que estão em curso de formação para integrar a GCM estiveram presentes na feira

18/03/2024 16:50