SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

19/04/2024 15:15:56

Segurança Pública realiza semana jurídica para capacitação da Guarda Civil Municipal

Iniciativa faz parte do processo de armamento da GCM
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
12/05/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza, até 18 de maio, a semana jurídica com a Guarda Civil Municipal (GCM). O encontro ocorre no auditório do Paço Municipal, com palestras sobre o Porte Funcional de Arma de Fogo.

A capacitação é mais uma das etapas previstas no processo de armamento da GCM. As palestras serão ministradas pela Procuradoria Municipal, Poder Judiciário, polícias Militar e Civil.

O cronograma começou na quarta-feira (10), com o secretário-geral da OAB, advogado Jhoaneto Barreto. A programação até o dia 18 ainda conta com as instruções do defensor público, Dr. Guilherme Ribeiro Rigon, coordenador das Promotorias de Lucas do Rio Verde, Dr. Saulo Pires de Andrade Martins, juiz diretor do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Dr. Hugo José Freitas da Silva, Coronel da Polícia Militar do município, Paulo Secci, delegado da Polícia Judiciária Civil, Paulo Brambila, capitão do Corpo de Bombeiros, Gleiber Bertolazo e a procuradora, Derlise Marchiori.

“Essa é uma semana incrível, de extrema importância para os agentes da GCM. Trazer os órgãos envolvidos na segurança pública do nosso município, para essa capacitação, é uma maneira de obter ainda mais experiência, conhecimento e informações para fomentar o pensamento e desenvolvimento das atividades com sabedoria. Foi uma grande ideia ter profissionais ainda mais capacitados para exercer segurança na nossa sociedade”, explica Dr. Hugo José Freitas da Silva

A GCM já vem de outras capacitações para o processo de armamento da equipe, entre elas em Cotia (SP), em 2022, quando agentes passaram por treinamento com a guarda civil do município, considerada referência para o país. A capacitação durou cerca de 30 dias.

No local, os guardas receberam treinamento em armamento e tiro, defesa pessoal, escolta VIP, abordagem pessoal, direção defensiva, técnicas de tiro defensivo, direito (aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada), avaliação teórica e prática com diversos instrutores da GC de Cotia.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha, o objetivo dessa semana jurídica, é capacitar a Guarda Civil Municipal. “A semana jurídica tem o objetivo de capacitar a GCM e integrar todas as forças de segurança com o Judiciário e Ministério Público. As palestras serão ministradas por cada profissional, dentro da sua realidade, em virtude do Termo de Cooperação Técnica que assinamos em Cuiabá para o armamento da nossa guarda. Queremos sempre trabalhar dentro da legalidade. Esses cursos serão constantes para que nossos profissionais tenham conhecimentos legais e operacionais”, explica.

SEGURANÇA PÚBLICA

19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança