SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

19/05/2024 07:45:42
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=seguranca-publica&cod=9930

Botão do Pânico vai auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde

O aplicativo será disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura para mulheres com medida protetiva
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
08/03/2022 15:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias municipais de Segurança e Trânsito e de Assistência Social e a Procuradoria, lançou, na manhã desta terça (08), o aplicativo do Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva, vítimas de violência doméstica.

A proposta de um aplicativo municipal surgiu após visita da procuradora municipal, Derlise Marchiori, da secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e da assessora administrativa da Secretaria de Segurança e Trânsito, Marcia Ortolan, ao município de Paulínia, interior de São Paulo.

A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O lançamento contou com uma simulação da utilização do aplicativo, que uma vez acionado pela vítima com medida protetiva, emite um chamado para as forças de segurança do município através de um som de sirene, alertando a proximidade do agressor à vítima.

“O aplicativo é mais um mecanismo que vem somar com as nossas políticas de combate à violência doméstica e mostrar que não estamos parados. É uma honra o lançamento de um dispositivo importante no Dia Internacional da Mulher, engrandecendo as comemorações dessa data marcada por lutas de igualdade social e respeito às mulheres”, salienta a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância para o município e agradeceu os esforços de todos os envolvidos para que mais um meio de segurança seja disponibilizado para as mulheres luverdenses. “É muito importante ver o avanço das tecnologias a favor da segurança das mulheres. Agradeço os servidores que conferiram o mecanismo em Paulínia, que cedeu os dados para que esse mecanismo fosse aprimorado aqui, internamente pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Isso quer dizer que as mulheres sob medida protetiva têm esse aplicativo à sua disposição, garantindo mais agilidade no atendimento. Mais um passo foi dado para que novos avanços nos investimentos na área de segurança do nosso município cheguem cada vez mais”, completa.

A agente da Guarda Municipal, Tatiane Bento, explicou que a ferramenta vai facilitar a comunicação e a agilidade nos procedimentos da polícia. “Ainda estamos estudando o funcionamento do aplicativo com as forças de segurança e o Município. O que posso adiantar é que a tecnologia vai facilitar a nossa comunicação dos atendimentos para as guarnições que estiverem na rua no momento do pedido de socorro. Nossa expectativa é que os casos de violência diminuam aqui no município, criando meios de proteção e mais coragem destas mulheres para denunciar”, acrescenta.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, na próxima semana uma nova reunião será agendada com as autoridades responsáveis para definir a data de funcionamento do mecanismo.

O evento de lançamento do aplicativo foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e contou com a presença de autoridades do Município, sendo o prefeito Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, presidente do Legislativo, vereador Daltro Figur, juiz da Segunda Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, Evandro Juarez Rodrigues, defensor público, Gonçalbert Torres de Paula, delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcello Maidame, comandante da Polícia Militar, tenente-coronel, Paulo Secchi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gisele Belotti de Rezende, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Davi Paré, e demais representantes da sociedade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE SEGURANÇA PÚBLICA PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.


17/05/2024 10:00

Semáforos entram em operação no cruzamento da Av. Pará com Tocantins

Intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos


14/05/2024 11:21

Maio Amarelo: Alunos participam de ação com simulador de capotamento

Mais de 200 pessoas participaram da ação em Lucas do Rio Verde


09/05/2024 17:32

Inscrições abertas para Brigada Mista de Lucas do Rio Verde

Interessados devem preencher o formulário on-line até 17 de maio


08/05/2024 09:13

Mais 10 contribuintes luverdenses foram premiados no sorteio do Emplaca Lucas

Campanha incentiva transferência e primeiro emplacamento de veículos; conheça os ganhadores e saiba como participar


06/05/2024 16:43

Sorteio de maio da campanha Emplaca Lucas será nesta terça-feira (7)

Campanha incentiva o primeiro emplacamento ou transferência de veículos para Lucas do Rio Verde


02/05/2024 14:24

Prefeitura lança campanha Maio Amarelo com várias ações orientativas

O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


23/04/2024 10:35

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em Mato Grosso

Municípios do estado têm visitado a GCM para conhecerem os trâmites


19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança


17/04/2024 09:47

Emplaca Lucas: Próximo sorteio da campanha será em maio

Veículos transferidos ou que receberam primeiro emplacamento podem concorrer aos prêmios