27/07/2026 01:41:14
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2341/

Projeto de implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde é aprovado na 1º Comissão da Câmara Federal

Além da vinda do campus, o município trabalha na implantação de cursos modulares e no aumento no número de cursos através do Polo da Universidade Aberta do Brasil.
Por Ascom/Marcello Paulino
22/11/2012 17:26

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O sonho de cursar o ensino superior em um universidade pública está cada vez mais próximo de ser realizado para os estudantes de Lucas do Rio Verde.

Na noite de ontem (21), os deputados federais que compõem a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovaram o Projeto de Lei 379/2011, que prevê a implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no município.

O projeto já havia recebido parecer favorável da relatora, a deputada federal Manuela D'ávila, (PC do B-RS) e recentemente do deputado Mauro Nazif (PSB- RO). Para a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, a aprovação na comissão é a primeira vitória rumo a instalação do campus em Lucas do Rio Verde.

Com o resultado, o projeto segue para análise dos deputados que compõem a Comissão de Educação e Cultura. No entanto, para se tornar realidade, o Projeto de Lei 379 precisa ser aprovado em outras duas comissões, a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e Cidadania.

Além da busca pela implantação do campus da UFMT no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Comissão formada por professores, gestores escolares e estudantes, estão trabalhando em outras duas frentes para facilitar o acesso dos jovens ao ensino superior gratuito.

Segunda a secretária, o município já protocolou ofício junto a universidade e aguarda decisão da reitoria sobre a implantação de cursos de graduação no sistema modular.

Outra alternativa, é o aumento no número de cursos oferecidos pela UFMT, através do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição já sinalizou com a abertura de mais dois cursos de licenciatura, com vestibular e início das aulas para 2013.

Atualmente, o polo oferece os cursos de graduação de Pedagogia e Administração e especialização nas áreas de Relações Raciais, Saúde Indígena, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.

Para o prefeito Marino Franz (licenciado), a aprovação do projeto e a implantação de novos cursos nos sistemas modular e a distância são resultados do empenho do poder público, da Comissão em Prol da Universidade e dos deputados federais, Wellington Fagundes (PR) e Nilson Leitão (PSDB). “Sem a participação da sociedade e sem o apoio da bancada mato-grossense, o projeto não seria aprovado tão facilmente.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)