28/02/2026 20:21:52
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13026/

2º Encontro das Cooperativas Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso que possui o programa Cooperativas Escolares
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
06/06/2024 16:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A manhã desta quinta-feira (06) foi muito proveitosa para os alunos que participam das cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde, já que o 2º Encontro das Cooperativas Escolares de Mato Grosso foi realizado na sede da Sicredi Ouro Verde, na cidade luverdense. 

Este ano estiveram presentes 187 associados das cooperativas escolares de Lucas do Rio Verde, sendo elas: a Coração Valente (Escola São Cristóvão), Coopereça (Escola Eça de Queirós), Cecicoop (Escola Cecília Meireles) e Olavocooper (Escola Olavo Bilac). Além delas, uma nova escola aderiu as cooperativas escolares, e também esteve presente nesta edição, sendo a Escola Fredolino Vieira Barros, da comunidade de Groslândia.

O Prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz que participou da atividade, acredita que todos os pontos apresentados durante o 2º Encontro sejam eficazes na construção da vida das crianças, principalmente dentro de casa e na sociedade. 

“O trabalho do dia de hoje fala de integração e sem dúvida é muito rica, principalmente pela troca de experiência e da vivência de cooperação de cada equipe, que une a sinergia, para que todos melhorem o aprendizado na vida, dentro de casa, com os amigos, dentro da sala de aula e consiga viver os princípios da cooperativa, além do crescimento dentro da sociedade”, pontua prefeito Miguel Vaz. 

Durante o encontro, os alunos vivenciaram na prática os princípios da cooperativa, entre eles destacou-se o 6º, que é a cooperação entre as cooperativas, abordando o trabalho de interação em nível local, fortalecendo o movimento cooperativista.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

“Um dos nossos objetivos é gerar um ambiente de coletividade e ajuda entre os associados das cooperativas escolares, além de desenvolver os sete princípios que são: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, explica secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso que possui o programa Cooperativas Escolares, sendo todas da rede municipal de ensino. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura e Sicredi Ouro Verde.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico