19/04/2026 11:53:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12935/

Assistência Social: Lucas do Rio Verde lidera ranking do IDSUAS em Mato Grosso

Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social foi avaliado entre os 141 municípios do estado
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos e Olga Kunze
10/05/2024 12:16

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde foi qualificada com a maior nota no Índice de Desenvolvimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de todo o estado de Mato Grosso. Dos 141 municípios avaliados, o município luverdense foi avaliado em primeiro lugar, considerado um índice alto com a nota 9,19. Lucas do Rio Verde também ficou acima da média do estado, que é de 6,14. 

"Não só eu como toda equipe recebemos essa notícia com muita alegria! O SUAS foi um instrumento criado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, e sempre com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e, também, a operacionalidade do serviço em todo o nosso estado. Quando chegou a notícia para nós, que a gente viu que nós conseguimos ficar em primeiro lugar, é o comprometimento e a competência de toda a nossa equipe, que não mede esforço para fazer sempre o melhor pela nossa sociedade. Todos nós estamos muito felizes por isso", comemorou a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. 

“O mérito é de toda equipe à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde. São profissionais sérios, capacitados e preparados para lidar com o ser humano, tratar as questões da vulnerabilidade social e o resultado está sendo visto e reconhecido”, reforçou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

O IDSUAS-MT é um instrumento criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o objetivo de fortalecer a funcionalidade e operacionalidade do Sistema em todo o Estado. 

Para se chegar a um resultado, é utilizada uma metodologia de cálculo que analisa dois critérios:

Índice de Funcionalidade: avalia aspectos relacionados à gestão do SUAS e controle social, tais como aprovação da Lei do Suas na localidade, Plano Municipal de Assistência Social atualizado, proporção de municípios que alocam recursos próprios no Fundo Estadual de Assistência Social;

Índice de Operacionalidade: avalia o preparo e qualidade das ofertas do Suas nos municípios, como o desempenho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), e os serviços de acolhimento no estado.

No item funcionalidade, Lucas do Rio Verde atingiu a nota 0,967. Em operacionalidade, 0,872. Pelo cálculo final, soma-se o índice funcionalidade + operacionalidade e divide-se por 2, obtendo a nota 0,919. De 0 a 10, o IDSUAS avaliou o município em 9,19. 
Índice de Desenvolvimento do SUAS - MT

Média do estado de Mato Grosso – 6,14

 

Ranking dos municípios mato-grossenses (141):

1º lugar: Lucas do Rio Verde  
Funcionalidade: 0,967  Operacionalidade: 0,872  Média: 9,19

2º lugar: Água Boa 
Funcionalidade: 0,934  Operacionalidade: 0,804  Média: 8,69

3º lugar: planalto da serra 
funcionalidade: 0,900  Operacionalidade: 0,817  Média: 8,59

4º lugar: Campo Novo do Parecis 
Funcionalidade: 0,900 Operacionalidade: 0,766  Média: 8,33

 

SUAS (Sistema Único de Assistência Social) 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

 

O Índice de Desenvolvimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social) pode ser acessado na íntegra no link: 

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNTRiODU4NGUtNTI2Ny00MDY5LWJiYjMtODE2MDIxMzYzMDFlIiwidCI6ImZlODVjYTZjLWU0ODYtNDVlOC05NmYxLWZkNGZhNjYxM2QzNSJ9
 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento