01/06/2026 13:25:45
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14152/

Comitê Gestor da Governança Estadual de Inovação elege representante de Lucas do Rio Verde

Evento aconteceu em Tangará da Serra, no último dia 13
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
18/09/2025 16:49

(Foto: Arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

No dia 13 de setembro, em Tangará da Serra, aconteceu o 1º Encontro Presencial Estadual da Governança de Inovação de Mato Grosso, que reuniu os 12 ecossistemas regionais em um movimento considerado histórico para a política de inovação no estado. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde, Welligton Souto, foi eleito presidente do Comitê Gestor da Governança Estadual. 

Sua atuação fortalece a representatividade do interior na condução das políticas públicas de inovação, colocando o município de Lucas do Rio verde como liderança no movimento que envolve quase metade da população mato-grossense, cerca de 1,9 milhão de habitantes.

Segundo Welligton Souto, a inovação deixou de ser pauta periférica e se tornou central para o futuro do estado. “Hoje reunimos os 12 ecossistemas que concentram praticamente metade da população do Mato Grosso. Isso mostra que inovação é estratégica, porque conecta liberdade econômica, educação inovadora e geração de renda. É esse tripé que vai consolidar Mato Grosso como uma referência nacional em desenvolvimento”, afirmou.

O diretor de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Fernando Pscheidt, destacou que a governança é prática viva de articulação. “O Sebrae está comprometido em oferecer suporte técnico e estratégico para que cada ecossistema se fortaleça, se conecte e avance em rede”, disse. 

Já a agente de inovação do Parque Tecnológico MT/SECITECI e diretora financeira da Rede INOVAMT, Letícia Figueiredo, reforçou a importância da integração regional. “A soma das vocações locais é o que gera potência. Cada ecossistema traz sua identidade, mas é na união que transformamos ideias em políticas públicas, em novos negócios e em soluções que geram impacto social e econômico”, declarou.

Do encontro, resultou ainda a definição de um plano de ação com foco em comunicação integrada, projetos estratégicos alinhados às demandas regionais e ampliação de parcerias institucionais. A consolidação da Governança Estadual de Inovação reforça Mato Grosso como estado capaz de unir poder público, universidades, sociedade civil e empresas em torno de um projeto comum de transformação.

Para Welligton Souto, o encontro em Tangará da Serra será lembrado como o marco desse processo. “Estamos apenas no começo de um caminho que vai muito além de eventos e reuniões. Estamos escrevendo a história da inovação em Mato Grosso, e a força dos ecossistemas será fundamental para esse futuro”, concluiu.

(Foto: )

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line