27/07/2026 10:35:18
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12029/

“Democracia e Cultura” são temas da 3ª Conferência Municipal e 1ª Intermunicipal de Cultura

Encontro definiu delegados que participarão da etapa estadual, em Cuiabá
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
31/08/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, nesta quarta-feira (30), 3ª Conferência Municipal e 1ª Intermunicipal de Cultura. O evento aconteceu no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e contou com a participação de artistas, artesãos, produtores culturais, vereadores, professores, servidores, sociedade civil e representantes dos municípios de Nova Mutum, Tapurah e Santa Rita do Trivelato.

Na abertura do encontro, o secretário de Governo, Alan Togni, destacou a importância do diálogo cultural no município. “Para nós é um orgulho poder realizar essa conferência. Lucas do Rio Verde nesse momento passa pelo bom debate para que a gente possa realizar cada vez mais políticas públicas voltadas à cultura, com grandes resultados para sociedade, transformando isso em lucro social e qualidade de vida. Faz parte do nosso slogan de cidade de oportunidades ter uma cultura ativa”.

A conferência, que teve como tema “Democracia e Cultura”, contou também com a presença da coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso (Minc), Lígia da Silva Viana, que apresentou ao público o novo organograma dos escritórios estaduais. “O momento das conferências é muito importante pata o diálogo com a sociedade civil, com os gestores da cultura, e o Ministério entende que é necessário atualizar o nosso plano de trabalho, colhendo todas as propostas importantes para cultura ter um plano forte, empoderada, viva e presente. Parabenizo pelo trabalho realizado na cultura de Lucas do Rio Verde e me coloco à disposição para a construção de uma cultura forte no Mato Grosso”.

O evento contou com a palestra magna sobre “O Papel da Cultura no Desenvolvimento Econômico do Município”, ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, com a mesa redonda sobre “O Papel dos Conselhos como Órgão Deliberativo e Fiscalizador”, além da leitura e discussão dos eixos culturais.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

“O incentivo à cultura criativa é muito importante. Existem fundos para as escolas de música e isso agrega para o crescimento das pessoas e do nosso município. A música ela tem esse poder transformador, na vida das pessoas. Ela acalma, ela acalenta, e nós somos agentes dessa transformação. Tudo que aprendi aqui a gente aplicarei em na sala de aula, na nossa vida, na vida dos alunos e da sociedade", contou o professor de música do município de Tapurah, Joel Aquino.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que representarão os municípios na 5ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2023, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

“Hoje nós fazemos parte da região dez de gestão cultural do estado do Mato Grosso. Dessa região, sete municípios são pertencentes e hoje, quatro deles estão aqui representados, participando dessa conferência intermunicipal. É o primeiro momento que essa região se organiza realizando uma conferência intermunicipal e para nós é um momento de muita riqueza, de muito conhecimento, onde a gente põe na mesa uma discussão séria sobre o Plano Nacional de Cultura, com o objetivo de sair daqui boas propostas que impactarão o movimento cultural do Mato Grosso em todo o país”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.
 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente